Você entende com clareza quais são as fases de uma startup?

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

9 de março de 2021

Tanto para founders quanto para investidores é importante entender a jornada do empreendedor da nova economia.

Por isso, trouxemos uma explicação de cada uma das 4 fases de uma startup:

1° Fase: Ideação
Na fase da ideação, o empreendedor percebe a oportunidade. Existe a ambição de conquistar mercado e gerar valor através de um produto ou serviço. Para sair desta fase é necessário apenas vontade para começar a realizar essa jornada com propósito, compartilhar essa idéia com outros empreendedores com habilidades complementares e iniciar o processo de descoberta. Porém, muita gente pára aqui.

2° Fase: Descoberta
Nesta etapa, você precisará descobrir mais sobre o problema a ser resolvido. E a maneira mais assertiva de saber isso é, justamente, conversando com as pessoas para entender se elas percebem ou sentem essa dor e qual o valor potencial existente, caso uma solução seja descoberta.

O profundo entendimento do problema é mais importante que a solução final em si. Ao compreender a dor existente, suas consequências e o quanto as pessoas pagariam pela solução dessa dor será possível definir o tamanho potencial desse mercado e o quanto ele já é, de alguma forma, atendido por outras empresas.

3° Fase: Validação
Empresa constituída e com um mínimo produto viável disponível, é hora de validar o produto com o mercado. E essa validação será feita com vários experimentos de interação com os clientes. Objetivo nesta etapa é adquirir fãs dos seus produtos ou serviços e aprender muito com esse processo. Essas informações irão moldar o desenvolvimento e estruturação da sua base de clientes.

Muitas empresas acabam indo para um caminho contrário nessa fase. Desenvolvem mais o produto e perdem o foco no desenvolvimento do cliente. Aprofundar no entendimento da jornada de cada perfil de cliente e na melhor experiência de consumo do produto ou serviço permitirá a criação de uma proposta de valor única.

4° Fase: Escala
Escalar é encontrar um canal de crescimento rápido (dois dígitos de crescimento mês a mês (>10% wOw!!). Além do crescimento, é necessário observar uma relação eficiente do valor gerado e que será entregue ao longo da vida de relacionamento com o cliente, chamado de LTV (Life Time Value), versus o custo de aquisição desse cliente, chamado de CAC (Customer Acquisition Cost).

E ai, em qual fase você está?

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Rebrand Cotidiano

Rebrand Cotidiano

Somos a Cotidiano Aceleradora! Uma aceleradora brasileira que investe e ensina como empreender com inovação e propósito no formato startup de ser. Somos uma ponte entre pessoas que têm soluções e pessoas que têm capital investidor. Contribuímos para o ecossistema de...

Ecossistema de Inovação

Ecossistema de Inovação

O ecossistema de inovação é formado por quem quer fazer acontecer e transformar a realidade. Hoje, existem diversos atores que fazem isso e você também pode fazer parte desse ecossistema. Dá uma olhada em quem são esses atores e vê com qual você se identifica: Mais...

O que a Cotidiano realizou nesses quase 5 anos de existência?

O que a Cotidiano realizou nesses quase 5 anos de existência?

Em 2016 nós, Cotidiano Aceleradora, nascemos com o objetivo de desmistificar a tecnologia para algo mais próximo do dia a dia, com o sentimento de gerar valor de forma mensurável. Nascemos do desejo de criar empresas brasileiras que fossem tão potentes quanto as...