Importância de construir visão estratégica para uma empresa de sucesso

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

3 de dezembro de 2021

Pessoas vendo a visão estratégica para uma empresa

Você já ouviu falar sobre o papel da visão estratégica para uma empresa?

Quando é necessário tomar decisões importantes na sua empresa, você consegue observar os fatos de forma abrangente?

Os efeitos de um projeto são compreendidos facilmente mesmo antes da sua execução?

Consegue estabelecer e seguir o planejamento e mensurar os resultados através dos indicadores estratégicos adequados?

Sabia que a visão estratégica é responsável por viabilizar tudo o que questionamos acima? E tem muito mais para fazer pela sua organização. É sobre isso que falaremos neste post. Continue conosco até o final para aprender sobre a importância da visão estratégica. 

Boa leitura!

O que é visão estratégica para uma empresa?

Visão estratégica é a capacidade de planejar o cenário futuro de uma empresa, estabelecendo as metas para alcançar todos os resultados.

Pois, é através dela é possível determinar o rumo que a organização deve seguir e os seus propósitos para o futuro. Tendo isto em mente, os objetivos que deverão ser atingidos são definidos agora.

Desse modo, entender a essência da visão estratégica é enumerar as prioridades de uma companhia, retirando da lista qualquer ponto que não seja essencial no negócio. A mentalidade é: preparar-se hoje para conquistar amanhã.

Qual a importância da visão estratégica para uma empresa?

Como mencionamos anteriormente, a visão estratégica é vital para a sustentabilidade e rentabilidade do negócio. Sem ela, todos os envolvidos no processo, independente de hierarquia, não saberão o que buscam  e como deverão encontrá-los.

Em outras palavras, é um recurso que possibilita a gestores e subordinados saber onde precisam chegar e o que fazer para concretizar os resultados.

Ela se aplica a corporações de todos os portes, não ficando restrita somente a grandes empresas multinacionais e similares.

Um estudo realizado pelo SEBRAE denominado Causa mortis reforça esta afirmação. Em 2014, resultados desta pesquisa mostraram que:

  • 60% dos negócios encerram as atividades em até 5 anos de existência;
  • 55% deles não possuíam um plano de negócios;
  • 46% dos empreendedores não conheciam verdadeiramente o perfil dos seus clientes;
  • E o mais delicado: 40% das empresas nem sequer haviam estabelecido seus objetivos e metas.

Faz sentido para você  a relevância da visão estratégica?  Infelizmente, é inegável que, sem ela, a sua empresa possa alcançar voos mais altos. 

Conforme os dados acima, se torna necessário que o planejamento estratégico das companhias seja elaborado por pessoas de cargos de gestão. Justamente por esse motivo que a visão estratégica se torna indispensável na hora de estipular as metas corporativas.

Igualmente, como tudo deve ser pensado antes mesmo de começar as atividades de um negócio, a missão, visão e valores da instituição são estabelecidos. Eles servem como um norteador para alinhamento dos objetivos, promovendo uma análise profunda a respeito do presente e futuro dos projetos.

Tudo isso só terá valor quando compartilhados com todas as pessoas enquadradas organizacional que responderão pelas tarefas que lhes foram atribuídas.

5 dicas para potencializar a visão estratégica da sua empresa

Se você entendeu a importância da visão estratégica para uma empresa e deseja incrementá-la na sua, não perca mais tempo! Vamos compartilhar 5 dicas infalíveis para construí-la no seu negócio. Confira:

#01. Obtenha conhecimento com quem entende do assunto

O primeiro passo para desenvolver a visão estratégica da sua organização é “beber diretamente da fonte”. Ou seja, aprender com quem tem experiência no processo.

Em seguida, o seu aprendizado virá a partir de conversas com outros empreendedores e compreensão das suas jornadas. Isso inclui saber de todas as adversidades e tudo o que deu certo e de qual forma suas metas foram estabelecidas.

Conforme o levantamento realizado pelo SEBRAE que falamos no tópico anterior para justificar esta dica. A pesquisa revelou que 61% dos empreendimentos que fecharam as portas não buscaram suporte antes de abri-los.

De acordo com esta pesquisa, notamos que este é um dado preocupante que reforça o quão essencial é aprender com quem tem autoridade no tema. Ou seja, ao tomar essa atitude, a sua empresa estará cada vez mais longe de fazer parte das estatísticas negativas e mais perto do sucesso.

#02. Dedique-se ao estudo da temática

Não há outro caminho mais indicado para quem deseja se aprofundar sobre algo importante que não seja o estudo. 

Conectar-se às pessoas que sabem mais do que você é um recurso válido, mas se debruçar sobre materiais que te ajudarão ainda mais é essencial.

Dessa forma, estamos falando sobre diversas formas de buscar conhecimento. Você não precisa necessariamente estar num cenário acadêmico para tal. Pois, há inúmeros recursos acessíveis à sua disposição.

Livros e conteúdos digitais (palestras, artigos, etc.) são uma boa opção para você estudar e ter um maior e melhor entendimento sobre a visão estratégica.

Desde já busque por materiais produzidos por líderes inspiradores com total autoridade no assunto e impactaram os resultados de grandes empresas. Há registros de histórias de sucessos de grandes corporações como Apple, Amazon, Magazine Luiza, Netflix e Nubank.

Não se limite às informações que você puder absorver. Se permita fazer questionamentos relevantes para otimizar o seu conhecimento. Eventualmente, sonde os motivos que levaram estas companhias a optarem pelas escolhas que fizeram. Quais pontos foram considerados? Havia outros rumos que poderiam ser seguidos? 

#03. Conheça bem o mercado

Para construir uma visão estratégica que resulte no crescimento da sua empresa é crucial conhecer o mercado que ela está inserida, bem como realizar o seu estudo contínuo.

Se o seu caso é de um projeto que ainda vai sair do papel, é possível construir a visão estratégica do seu negócio através de pesquisa de mercado. Em outras palavras, o estudo viabiliza conhecer aspectos importantes para ajudar na abertura da sua empresa, porém, é importante ter atenção nestes pontos.

  • Quem são os clientes;
  • Qual a real condição da situação econômica;
  • Quais os principais concorrentes;
  • Registros relevantes de marcas do mesmo segmento;
  • Ações tomadas para se destacar no mercado;
  • Fatores que podem impactar o seu negócio e quais os riscos que ele está exposto;
  • Quais crises afetaram essas empresas e quais atitudes tomadas para reverter o quadro.

Nesse sentido, se a sua empresa já é uma realidade com um certo tempo de atuação e precisa tomar decisões importantes, faça a seguinte análise: o que os conduziu para a situação atual? Haviam outras opções? Quais as suas maiores dores e como saná-las?

Em primeiro lugar, saiba que uma visão estratégica assertiva está totalmente ligada à compreensão do mercado e do caminho percorrido pelas organizações. Sem essas informações, todo o esforço empregado para chegar onde se deseja é descartado.

#04. Estabeleça metas a curto, médio e longo prazo

Não existe fórmula mágica para o sucesso. Pois, para qualquer projeto que se deseja realizar, seja no âmbito pessoal ou profissional, a chave para o êxito se chama ORGANIZAÇÃO.

Nesta linha de raciocínio, é importante destacar que os resultados não são alcançados da noite para o dia. Há etapas fundamentais que não podem ser desviadas, mesmo que pareçam insignificantes. 

Por isso, é preciso definir objetivos a curto, médio e longo prazo. Estabeleça onde a sua empresa quer estar no próximo semestre e daqui a 5 anos. Em seguida, você deverá traçar um plano de ação descrevendo o que será preciso fazer para chegar lá.

#05. Visualize a sua empresa de forma abrangente

A visão estratégica consiste em ponderar todos os impactos, áreas, cenários e oportunidades possíveis. Isto é, ter uma visão macro do negócio. 

Acima de tudo, é importante se aprofundar e conhecê-lo detalhadamente. Em outras palavras, estar ciente de tudo o que faz parte da empresa ajuda no momento de relacionar todas as possíveis falhas e como agir diante delas.

Visão estratégica na prática

Estamos chegando ao fim deste artigo e até agora você já aprendeu todos os pontos importantes sobre a visão estratégica, conforme viemos mostrando. Se você parou e se perguntou como poderia colocar em prática tudo o que aprendeu, nós vamos te mostrar como neste exato momento.

Veja como aplicar a visão estratégica no seu negócio em 3 passos:

#01. Tenha segurança sobre o que deseja alcançar

Para colher os frutos da visão estratégica, é preciso estabelecer um objetivo central. É ele quem irá fomentar a realização dos projetos, bem como o sucesso de cada um.

Desse modo, é primordial que se tenha um único objetivo principal com um prazo mais extenso. Nesse sentido, os objetivos menores e maiores serão estimulados. Em seguida, com cada objetivo estabelecido deverá ter conexão com a meta em evidência.

Assim, será mais fácil executar cada tarefa, priorizando -as segundo o seu grau de importância para o negócio.

Para mensurar os resultados e avaliar  o que tem funcionado, pontos de riscos e melhorias, você pode utilizar a ferramenta Análise SWOT (ou Matriz FOFA). Este recurso ajuda as organizações a conhecer o cenário em situações diversas e como se preparar para cada uma delas.

#02. Elabore um planejamento estratégico

Nesse sentido, um planejamento estratégico eficiente auxilia na análise do objetivo principal por meio de uma timeline hipotética.

Do mesmo modo do que precisa ser feito para chegar aos resultados desejados, é fundamental que você responda às seguintes questões:

  • Qual a minha situação atual?
  • Onde eu quero chegar?
  • Quais ações serão necessárias para chegar onde quero?
  • Quais as dificuldades que eu poderei enfrentar?
  • O que farei para resolvê-las?

#03. Reúna o máximo de dados que puder

Por fim, obtenha o máximo de informações que considerar relevante para implantar a visão estratégica na sua companhia. Vale a pena se conectar com pessoas de áreas distintas e aprender com cada uma delas.

Da mesma forma que é importante ter uma visão a longo prazo do mercado é avaliar a possibilidade de alcance das suas metas. Todos esses pontos devem ser compartilhados com os participantes de cada etapa. Transparência na visão estratégica é indispensável.

Conclusão

Desse modo, encerramos o nosso conteúdo, onde falamos sobre a importância do desenvolvimento da visão estratégica para uma empresa. Esperamos que você tenha gostado do post e que seja útil para ajudar a estruturar o seu negócio.

Aliás, lembrou de alguém durante a leitura do texto? Portanto, considere compartilhar este artigo com pessoas que possam gostar dele também. Nos vemos no próximo post. Até mais!

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