6 startups de sucesso para servir de inspiração para a sua empresa

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

27 de dezembro de 2021

Donas de startups de sucesso

As startups estão cada vez mais ganhando espaço no mercado atual, o que acaba contribuindo para despertar a atenção dos empreendedores. Porém, nem todo mundo conhece alguns exemplos de startups de sucesso. E para muitas pessoas, compreender o conceito de startup fica muito mais simples a partir de alguns exemplos.

Muito provavelmente você é um consumidor dos produtos ou serviços de diversas startups de sucesso, principalmente quando levamos em consideração que várias empresas atualmente conhecidas são ou já foram uma startup em algum momento.

Como as startups possuem um modelo de negócio disruptivo, isso acaba gerando uma confusão para os empreendedores acostumados a lidar com negócios tradicionais no mercado. Desta maneira, alguns gestores acabam ficando com uma dúvida na cabeça do que é, de fato, uma startup.

Porém, ao conhecer alguns exemplos de startups de sucesso, você consegue compreender com mais facilidade esse universo. Além disso, a história de como as empresas surgiram acaba sendo uma excelente fonte de inspiração para quem deseja empreender em um mercado cada vez mais competitivo.

Sabendo disso, a Cotidiano separou alguns exemplos de startups de sucesso. Portanto, continue lendo esse texto até o final para descobrir de uma vez por todas quais são as startups que tiveram êxito no mercado.

Boa leitura!

Primeiramente, o que é uma startup?

Embora o mercado venha discutindo a definição de uma startup com mais frequência, muitas pessoas continuam não sabendo definir essas empresas.

Se for esse o seu caso, não precisa se preocupar, pois ajudaremos você nisso. De uma maneira geral, uma startup pode ser definida como uma organização temporária pensada para buscar um modelo de negócio repetível e escalável. Ou seja, enquanto uma empresa tradicional executa um modelo, a startup busca o modelo.

Para isso, a inovação não pode ser deixada de lado. As startups nascem com essa fome de fazer algo de diferente, tornando um ou mais processos inovadores. Isso significa que existe um alto risco nesse modelo de negócio, mas também há grandes chances de revolucionar ou aprimorar o mercado.

Mas, afinal, quais são as startups de sucesso mais conhecidas nos dias atuais?

Agora que você já sabe o que é, de fato, uma startup, chegou o momento de conhecer alguns exemplos de startups de sucesso. No entanto, é importante ter em mente que inúmeras empresas, dos mais diversos segmentos, começaram como uma startup e hoje não são mais.

Dessas empresas, traremos alguns exemplos concretos de sucesso. E muito provavelmente você já se deparou com elas por aí, usufruindo dos seus produtos ou serviços.

Confira:

01. Airbnb

Essa é uma das empresas mais conhecidas nos dias atuais. Quem costuma viajar com frequência, ou não, certamente já alugou um espaço por essa plataforma, ou ao menos ouvir falar sobre ela.

Ela permite que os viajantes aluguem um espaço para ficar ao redor do mundo. Por ser bastante simples e intuitiva, essa empresa não para de crescer no mercado. Embora muitas pessoas não saibam, a empresa surgiu a partir de uma ideia simples entre amigos que estavam enfrentando problemas financeiros.

Com a sua forte presença no mercado, grande parte dos viajantes pensam na Airbnb sempre que precisam de um espaço para se acomodar. A startup foi fundada em 2008 por Joe Gebbia, Brian Chesky e Nathan Blecharczyk.

02. iFood

É difícil acreditar que algum brasileiro não conheça o iFood hoje em dia. Pois bem, além de haver diversos exemplos de startups criadas em outros países, sobretudo no Vale do Silício, alguns cases de sucesso surgiram no Brasil, como é o caso do iFood.

Essa empresa foi capaz de revolucionar a maneira com que pedimos delivery, sendo considerada uma das principais alternativas para se conectar aos restaurantes, clientes e profissionais que fazem as entregas dos pedidos. Por mais que o seu nome seja em outro idioma, essa startup é 100% brasileira.

O sucesso do iFood foi tão grande que hoje a empresa é considerada a maior do seu segmento na América Latina, atuando até mesmo em outros países, como México, Argentina e Colômbia. Além de solicitar o delivery de comida de maneira extremamente prática, seus usuários hoje também têm acesso a empresas de farmácia, mercado e até mesmo pet shop.

03. LinkedIn

Sendo uma rede social voltada para profissionais, o LinkedIn foi lançado em 2002 e conta com cerca de 774 milhões de usuários nos dias atuais. Apenas no Brasil, a plataforma conta com ao menos 51 milhões de usuários.

Essa empresa também conseguiu trazer algumas mudanças para o mercado, já que permite um modelo mais eficiente para os recrutadores e substitui diversas práticas de seleção tradicionais. O atual diretor da marca é Jeff Weiner, mas um de seus fundadores (Reid Hoffman) ainda permanece na empresa atuando no cargo de presidente de produto, além de também ser o presidente do conselho.

04. Nubank

Quando falamos na superação de desafios no mercado, fica difícil não lembrar da Nubank, uma empresa fundada pela brasileira Cristina Junqueira, pelo colombiano David Vélez e pelo americano Edward Wible em 2013.

Dentre os desafios superados por essa startup, podemos citar a obtenção da licença bancária, contratação de profissionais da tecnologia e inúmeras restrições no sistema financeiro do Brasil. Porém, os responsáveis pela marca conseguiram superar esses obstáculos e colocaram no mercado uma empresa que é referência em seu segmento.

Revolucionando o mercado, a Nubank oferece serviços que são 100% digitais, sem tantas burocracias, como o cartão de crédito sem anuidade e a conta de pagamentos com taxas menores que os bancos tradicionais. Em 2019, a empresa se tornou um unicórnio ao atingir o valor de US$ 1 bilhão.

05. 99

Ao falar em aplicativos de caronas no exterior, o Uber logo vem em mente. No entanto, aqui no Brasil o Uber possui uma concorrente de peso, a 99.

Em nosso país, muitos usuários e motoristas preferem a opção brasileira, mesmo o Uber tendo uma participação de mercado grande.

Essa empresa foi criada em 2012 por Paulo Veras e Renato Freitas, e o que nem todo mundo sabe é que a 99 é considerada a primeira startup unicórnio do Brasil. Na prática, os unicórnios são as startups que possuem um valor de mercado em mais 1 bilhão de dólares. 

06. GetNinjas

Por fim, mas não menos importante, temos o GetNinjas como um dos principais exemplos de startups de sucesso. A empresa foi fundada em 2011 e atua como uma plataforma para contratação de diversos serviços, como limpeza, reforma, assistência técnica e por aí vai.

O melhor de tudo é que o Getninjas também é considerado um case nacional de sucesso quando se fala em startups. Na prática, se trata da maior plataforma online que conecta prestadores de serviços e clientes pelo país. Em 2013, a empresa foi considerada a melhor startup brasileira pela Microsoft, enquanto o The Next Web (TNW) deu esse mesmo título um ano antes, em 2012.

Construindo um bom desempenho no mercado ao longo dos anos, a empresa acaba de concluir o seu processo de IPO e passa a operar na Bolsa de Valores.

E aí, o que achou dos nossos exemplos? Caso tenha gostado desse conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outros conteúdos importantes.

Até mais!

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Aceleração corporativa: 3 dicas de como alcançar voos mais altos

Aceleração corporativa: 3 dicas de como alcançar voos mais altos

No mercado atual, a busca por métodos realmente inovadores vem se tornando uma prioridade para os gestores dos mais diferentes modelos de negócios. Desta maneira, muitas empresas estão comprometidas a investir em novos projetos, o que também ocorre por meio da...

Gestão empresarial e inovação: como se adaptar ao mercado

Gestão empresarial e inovação: como se adaptar ao mercado

A gestão empresarial é uma expressão utilizada para dar nome ao processo administrativo de ações estratégicas diversas.  Elas são aplicadas com o intuito de reparar as falhas, medir resultados, avaliar os problemas e trabalhar para que erros não aconteçam e/ou se...