Open Innovation: 9 benefícios que só ela oferece para o seu negócio!

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

25 de fevereiro de 2022

Pessoas estudando sobre open inovation

O mundo contemporâneo gira em torno de mercados cada vez mais competitivos com ofertas de soluções que vão muito mais além de resolver problemas. Elas estão cheias de novidades para facilitar a vida dos clientes e oferecê-los a melhor experiência de compra possível. É nesse cenário que se encaixa a Open Innovation.

Transformação é a palavra de ordem. O que se praticava nas empresas há anos atrás já não é tão inovador. O processo produtivo, a oferta de produtos e serviços e o compartilhamento de informações relevantes já assumiram outros formatos. 

Toda essa  movimentação acontece para que uma companhia possa competir de igual para igual com seus concorrentes que têm ou integraram a inovação em seu DNA. Quem não se adapta ao mercado e ao uso de novas tecnologias e métodos está destinado a ficar para trás.

Quer saber como fazer para que a sua empresa tenha destaque no seu segmento? No conteúdo de hoje falaremos sobre 9 principais benefícios oferecidos pela Open Innovation e farão toda a diferença para o seu negócio.

Boa leitura!

O que é Open Innovation (ou Inovação Aberta)?

Open Innovation ou Inovação Aberta é o processo de mudanças na maneira como o desenvolvimento de produtos, serviços e o modo como os negócios são realizados em grandes corporações.

Ele desfaz o conceito de que todo e qualquer tipo de conhecimento deve ser retido entre as quatro paredes da organização e que a fabricação de produtos e serviços se concentram apenas nos funcionários do local. 

Essa nova forma de trabalho sugere que o compartilhamento do conhecimento com profissionais fora da companhia é algo totalmente benéfico para todos, já que estas pessoas contribuirão para o alcance de objetivos estratégicos .

Quais os principais benefícios da Open Innovation?

Aplicar a Open Innovation no seu negócio resultará em diversas vantagens para todos os envolvidos. Escolhemos as 9 principais para te apresentar. Confira.

#01. Maior engajamento

A Open Innovation viabiliza a um número maior de pessoas comprometidas nos projetos. Com isso, quanto mais gente envolvida, maior será o conhecimento agregado vindo de todas as partes.É importante deixar bem claro que as pessoas engajadas não se restringem somente aos funcionários contratados da sua empresa. Já pensou em convidar alguns de seus clientes para ajudar no processo de desenvolvimento de produto ou serviço? Como parte muito interessada, com certeza boas ideias e sugestões de melhoria não faltariam.

#02. Networking de valor

Quando se pensa nos fundamentos da Open Innovation, não podemos esquecer o quanto ela é fundamental para estabelecer conexões relevantes com outras organizações. 

A relação que o seu negócio tem com outras marcas não precisa “seguir a cartilha” que o orienta para um universo de rivalidade. A competição entre as empresas é algo totalmente saudável e o trabalho de todas têm um papel crucial na economia local e do país.

Indo além desse ponto de vista, que tal observar que o relacionamento com outras marcas que possuem o mesmo propósito que a sua podem gerar um trabalho colaborativo que promova o crescimento de todas?

Nesse processo, além da soma dos talentos das partes envolvidas, é possível ampliar a rede de relacionamento de cada negócio presente e valorizar a expertise de cada profissional participante.

#03.Redução de custos

A redução de custos é um dos principais benefícios promovidos pela Open Innovation. Aqui nós nos referimos a todos os tipos que podem existir, até porque eles estão diretamente ligados. 

Por exemplo, o desperdício de tempo é um custo altíssimo, principalmente se alguém perde muito tempo numa tarefa quando poderia tê-la realizado num espaço de tempo menor. Quanto mais horas trabalhadas, maiores serão os valores destinados para a folha de pagamento.

Se  você decidir contratar um profissional externo, por exemplo, eles cuidarão de todo o gerenciamento do projeto de modo a reduzir os custos que a sua empresa já possui.

#04. Processos mais eficazes

Com a Open Innovation, um processo eficiente se dá a partir da diminuição dos custos com a fabricação de produtos ou desenvolvimento de serviços; maior celeridade no desdobramento de tudo o que foi produzido.

Para alcançar resultados de alta performance é importante contar com a colaboração de profissionais fora da organização. Além de contar com a experiência dos melhores do mercado, evita que gastos com contratação sejam realizados.

#05. Expansão do valor da marca

Se você busca uma boa estratégia de marketing para aplicar na sua companhia, pode apostar todas as suas fichas na Open Innovation.

Ela serve para potencializar a relação que a sua marca já possui com os seus clientes. Quando bem empregada, a Open Innovation consegue elevar o seu reconhecimento através de abrangência mais ampla.

Em cenários onde a disputa pela atenção do público é mais acirrada o reconhecimento da marca é essencial, principalmente quando se trata de produtos com maior demanda 

#06. Ajuda na busca por novos talentos

Caso seja necessário aumentar o seu time (e essa seja a última opção), conte com a Open Innovation para te ajudar nesse momento. Quanto maior a abrangência, maior é a probabilidade de conexão com o talento perfeito para ocupar a vaga.

Essa solução é válida caso a sua empresa busque algum profissional para uma demanda específica fora da sua organização. Isso não significa  desvalorização da sua mão-de-obra, mas a inteligência em buscar reforços entre os melhores do mercado.

#07. Envolvimento dos clientes

Pare e pense um pouco: você na condição de cliente sente mais entusiasmo por uma marca ao perceber que ela não mede esforços para atender e até superar as expectativas? Temos certeza que a sua resposta foi sim.

Se você carrega esse sentimento, por que seria diferente com o seu cliente? Quanto mais o seu negócio se compromete em entregar a melhor solução em produto ou serviço, mais o seu público se envolve e estabelece uma relação de confiança e fidelidade com a sua organização.

Dificilmente você verá um cliente extremamente satisfeito indo buscar o que ele já tem na sua empresa na concorrência.

#08. Oportunidade de melhorias no desenvolvimento do produto ou serviço

Quanto mais cedo você descobre qual o tipo de produto ou serviço consegue atender às necessidades do seu cliente, mais rápido será o seu desenvolvimento e menores serão os custos para produzi-los.

Agir previamente possibilitará a sua empresa a realizar testes antes de lançar o produto no mercado. E quando chegar o momento, será diferenciado: você poderá oferecê-lo com exclusividade antes de qualquer outra marca concorrente.

#09. Colaboração que gera receita

Quando duas ou mais companhias se juntam para potencializar seu desempenho no mercado, surgem diversas possibilidades que beneficiam a todas e uma delas é a colaboração que resulta em lucratividade.

É justo que os ganhos sejam divididos proporcionalmente já que todos compartilham de seus conhecimentos para otimizar sua performance e obter diferencial competitivo. Nada mau para as empresas que estão ali dividindo suas propriedades intelectuais receber a sua parte do sucesso de uma parceria talvez nunca antes cogitada.

Conclusão

Como você viu, são muitos os benefícios proporcionados pela Open Innovation. É uma excelente oportunidade para repensar os processos da sua empresa e elevá-la para um patamar ainda mais alto.

Gostou do conteúdo? Que tal continuar no nosso blog e conferir os outros artigos sobre o universo corporativo? Nos vemos no próximo post. Até mais!

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Se você está pensando em trilhar pelo mundo das startups há muitas informações essenciais que não devem passar despercebidas. Não basta apenas ter uma ideia julgada inovadora, é preciso saber se de fato ela atenderá as necessidades do mercado. Além disso, existem...

4 dicas de como gerenciar cada fase da sua startup

4 dicas de como gerenciar cada fase da sua startup

Empreender não é uma tarefa fácil, mas com as ferramentas adequadas e o conhecimento sobre como fazer a gestão do seu negócio é possível alcançar os melhores resultados. Se você deseja saber como gerenciar cada fase da sua startup, este post foi feito especialmente...

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Uma aceleradora de empresas é uma organização com foco em alavancar o potencial de crescimento que um negócio possui. Esse tipo de empresa integrou o universo empreendedor há pouco tempo, mas sua relevância é imensurável. Geralmente ela é formada por empreendedores e...