Startup enxuta pode entrar na lista de negócios inovadores? Conheça os seus benefícios!

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

4 de julho de 2022

Mulheres estudando sobre startup enxuta

Uma das principais características das startups é que elas se encaixam no perfil de negócios inovadores. Não bastam ser uma ideia incrível, elas precisam propor soluções nunca antes ofertadas para um mercado carente de novas possibilidades.

Sendo vista como uma luz no fim do túnel para muitos empreendedores, uma marca que se preze e se diz inovadora deve adotar práticas alinhadas ao seu discurso. Por isso, conectar-se com metodologias que transformam o seu negócio em algo verdadeiramente revolucionário é fundamental para o seu sucesso.

No post de hoje falaremos sobre a Startup Enxuta e se ela pode se enquadrar como um negócio inovador. Para saber mais sobre o tema e os seus benefícios, continue a leitura até o final.

O que são negócios inovadores?

Negócios inovadores são empresas que se preparam para atuar como um nível maior de eficiência e competitividade no mercado. O objetivo desses empreendimentos é agregar valor ao negócio, ajudando a elevar a aceitação da sua solução pelos consumidores quando comparado com a concorrência.

Isso é possível de alcançar quando o foco da organização está voltado a realizar todas as adaptações necessárias para atender às necessidades do público. Com isso, a marca caminha para estar em vantagem perante os seus concorrentes, consolidando-se no mercado. Essas ações configuram uma empresa como um negócio inovador, tornando-se a opção mais interessante na decisão de compra do consumidor.

Onde entra a Startup Enxuta nos negócios inovadores?

Nós já falamos anteriormente sobre Startup Enxuta neste post aqui. Por isso, vamos relembrar alguns pontos importantes sobre o tema.

A expressão, que  em inglês é conhecida como Lean Startup é também um conceito bastante aplicado na gestão de organizações. A startup enxuta nada mais é do que um negócio que trabalha para alcançar a sua máxima eficiência através da eliminação de desperdícios em todos os seus processos. A metodologia também tem conexão direta com startups da área de tecnologia, mas pode ser implementada em qualquer segmento.

Com o passar dos anos, Eric Ries, criador da metodologia, ajustou o conceito e englobou as áreas de gestão, marketing e tecnologia para que organizações de qualquer tipo e porte pudessem adotá-la. 

Quais os benefícios da startup enxuta nos negócios inovadores?

Confira os principais benefícios em agregar a startup enxuta aos negócios inovadores:

Redução do Custo de Aquisição do Cliente (CAC)

Um dos maiores desafios de uma organização acontece na hora de trazer novos clientes para a sua base. Isso porque há diversos custos envolvidos para atrair e converter novos consumidores para uma marca.

Desde a energia elétrica utilizada diariamente na empresa até a folha de pagamento de pessoal, tudo é custo e esforço para atrair novos clientes. E quanto maior o Custo de Aquisição do Cliente, menor é a margem de lucro da organização.

Negócios inovadores buscam soluções para reduzir o CAC e tornar o seu empreendimento cada vez mais sustentável e financeiramente saudável.

Crescimento Sustentável

Ao implementar a startup enxuta os negócios inovadores não precisam mobilizar todo o seu financeiro para alavancar seus resultados ou trabalhar no desenvolvimento de novas soluções para crescer no mercado. 

Ao invés de partir para esses caminhos, o ideal é focar em ações que visam alcançar a satisfação do público da marca. Dessa forma, a startup vai atingindo os seus objetivos à medida que ajusta os seus processos de acordo com o feedback que vai recebendo do público.

Agir dessa forma evita uma série de transtornos, como, por exemplo, fazer retiradas de recursos financeiros desnecessários, além de permitir que o negócio cresça de forma desajustada. 

Crescimento contínuo

Os negócios inovadores buscam o aprimoramento dos seus produtos e serviços e também dos seus processos, aplicando exatamente o que a startup enxuta propõe. E estamos falando de uma metodologia que dissemina a agilidade do trabalho. 

Ou seja, tudo está em movimento e desenvolvimento a todo o tempo. Os feedbacks são recebidos com frequência e analisados. Assim é possível fazer os ajustes necessários, trazer novas ideias para o negócio e trabalhar no desenvolvimento de novos protótipos.

O que um negócio inovador ganha com isso? A satisfação total do seu cliente e a minimização dos desperdícios sem a necessidade de utilizar outros recursos além daqueles que a empresa já possui.

Baixo custo operacional

Um dos principais benefícios percebidos pelos negócios inovadores a partir da startup enxuta é a redução dos custos com operação. Isso é possível graças a um dos pilares da metodologia, que é a eliminação de etapas e resquícios desnecessários. O intuito é chegar cada vez mais perto de zerar os desperdícios na organização. Consequentemente, as margens de lucro se elevam.

Maior produtividade

Quando se tira de cena o que é desnecessário, outra vantagem é automaticamente obtida: o aumento da produtividade. Imagine poder substituir uma infinidade de reuniões por processos mais práticos que resultarão em respostas mais rápidas e objetivos, economizando todos os recursos possíveis.

Diminuição de gargalos

Essa é uma realidade comum a negócios de todos os segmentos e tamanhos: gargalos. Eles impedem o crescimento do empreendimento e só podem ser reduzidos ou eliminados quando todo o excedente é removido. 

Como a startup enxuta trabalha com a extinção de etapas que atrapalham os processos, quanto mais itens são retirados, maior é a ausência de gargalos. Com isso, temos um negócio inovador totalmente pronto para mostrar a que veio e fazer a diferença no mercado.

Afinal, uma startup enxuta faz parte dos negócios inovadores?

Se levarmos em consideração tudo o que foi mencionado até aqui, sim, uma startup enxuta faz parte dos negócios inovadores. Se um empreendimento foca na implementação de práticas que elevam o seu nível de eficiência em busca da melhor performance constantemente, a inovação está no DNA da organização.

Qualquer empresa pode se tornar um negócio inovador. O que faz dela uma marca que está a frente de muitas do seu segmento é entender as necessidades de cada área da empresa, mas principalmente a do seu público.

Quando você dedica seu tempo a conhecer verdadeiramente cada detalhe do seu negócio, as informações que são necessárias para um processo de melhoria contínua estarão nas suas mãos com mais facilidade. Utilizar as ferramentas corretas ajudam bastante neste momento. Quanto maior o interesse em realizar uma entrega de qualidade, mais inovador se torna a sua marca.

Conclusão

Um negócio inovador é aquele que busca atender necessidades nunca antes sanadas por outras marcas. É também aquele que integra à sua rotina boas práticas que visam otimizar os processos e consequentemente os resultados. Aliar um bom planejamento estratégico à metodologias que garantem a melhoria do negócio é o melhor caminho para o sucesso. Gostou do conteúdo? Fique de olho no nosso blog para os próximos posts! Semanalmente trazemos temas relevantes e você não pode perder! Até mais!

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Como trazer inovação para sua empresa com a Coti!

Como trazer inovação para sua empresa com a Coti!

Toda empresa deseja alavancar seus resultados e se tornar a melhor do seu segmento. Repensar o seu planejamento estratégico, analisar o mercado, conhecer o público e trazer inovação para o seu negócio são apenas algumas ações que contribuem para alcançar os seus...

Lean Startup: como aplicar a metodologia para atingir o sucesso

Lean Startup: como aplicar a metodologia para atingir o sucesso

Não existe fórmula mágica ou receita pronta para o sucesso de uma empresa, mas há ferramentas que as ajudam a chegar lá. Uma delas é o uso de metodologias, como a Lean Startup. Para quem está começando a explorar o mundo das startups, conhecer essa metodologia é...

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Se você está pensando em trilhar pelo mundo das startups há muitas informações essenciais que não devem passar despercebidas. Não basta apenas ter uma ideia julgada inovadora, é preciso saber se de fato ela atenderá as necessidades do mercado. Além disso, existem...