Inovação no mercado: como desafiar o seu negócio a evoluir?

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

17 de dezembro de 2021

Meninas estudando sobre inovação de mercado

A inovação é um dos maiores desafios do mercado atual, o que acaba se tornando uma das principais preocupações entre os empreendedores. Na prática, em grande parte dos casos, a inovação é considerada uma necessidade para que as empresas possam sobreviver no mercado extremamente competitivo dos dias atuais.

Seja qual for o seu modelo de negócio, é importante ter em mente que a inovação consegue fazer uma enorme diferença para qualquer empresa. Contudo, não importa se a empresa está desenvolvendo um produto novo ou criando uma maneira de atuar melhor que a concorrência.

É exatamente por isso que a inovação não sai dos holofotes nos dias atuais, principalmente quando levamos em conta o cenário de grande competitividade que faz parte do mercado. Ao encontrar boas formas de melhorar a competitividade, as empresas conseguem crescer de uma maneira muito mais rápida e saudável, e esse é um dos principais benefícios proporcionados pela inovação.

Portanto, se você busca compreender como desafiar o seu negócio a evoluir por meio da inovação, não deixe de ler esse texto até o final.

Tenha uma boa leitura!

O que a inovação representa para o mercado nos dias atuais?

Muitas pessoas não imaginavam que o mercado se transformaria de maneira tão rápida, não é verdade? Pois bem! Isso vem ocorrendo por inúmeros motivos, incluindo por meio do papel que a tecnologia vem desempenhando nos últimos tempos.

Com isso, as formas de inovação acabaram se ampliando, o que ajuda a explicar o atual cenário de grande competitividade que existe nos dias atuais. Na prática, os consumidores se tornaram mais exigentes com o passar do tempo, e algumas empresas acabaram não conseguindo se adequar a essa nova realidade.

Isso desencadeou o enfraquecimento de negócios que antes eram imbatíveis, mas que agora precisam lidar com concorrentes que conseguiram inovar de alguma forma.

Se uma empresa que, por algum motivo, não conseguiu acompanhar essa nova realidade e, mesmo assim, não fechou as portas, com certeza ela sentiu as consequências de não ter se preparado para o que vinha pela frente. O fato é: o mercado atual exige mudança de comportamento de consumidores e produtores.

Portanto, está mais que na hora de enxergar a inovação como uma oportunidade de crescimento e maior lucratividade, você não concorda?

No entanto, é importante ter em mente que de pouco adianta ter um excelente produto ou serviço em mãos, mas não ficar atento às tendências de mercado. Ainda que o serviço que o seu negócio oferece seja inovador, o empreendedor precisa encontrar os caminhos certos para conquistar e agradar os seus consumidores.

Somente assim será possível ganhar visibilidade e conquistar resultados realmente promissores em um mercado extremamente competitivo e volátil.

Mas, afinal, o que devo fazer para incentivar o meu negócio a evoluir por meio da inovação?

Como foi falado anteriormente, a inovação não é enxergada como algo simples, o que significa que se trata de um dos maiores desafios do mercado atual.

E para levar inovação para o mercado, algumas coisas precisam ficar transparentes. Por exemplo, o gestor não pode confundir inovação com melhorias incrementais. Além disso, uma equipe realmente capacitada precisa ser escalada para que as tarefas sejam executadas corretamente. Caso contrário, o serviço ou produto oferecido não vai conseguir alcançar os patamares desejados.

Sabendo disso, confira algumas dicas fundamentais para garantir um maior incentivo inovador para a sua empresa:

01. Comece definindo inovação

O que significa inovação para o seu negócio? Essa é uma pergunta que deve ser respondida antes de buscar uma solução inovadora para a sua empresa.

Além dessa pergunta, não deixe de buscar compreender o que significa inovação para os clientes do seu negócio.

02. Sempre coloque o seu consumidor em primeiro lugar

Outro desafio importante consiste em assegurar que o consumidor está sendo colocado em primeiro lugar. Em grande parte dos casos, os empreendedores focam em agradar somente os investidores e acabam não se preocupando muito em priorizar o cliente

Quando o consumidor não é colocado no centro da estratégia, dificilmente uma empresa vai conseguir prosperar em um mercado extremamente competitivo. Como você já sabe, os clientes estão se tornando cada vez mais exigentes, e qualquer empresa que queira crescer de forma sólida nesse cenário precisa garantir que as demandas do seu público sejam atendidas.

Ou seja, busque soluções que estanquem, de fato, feridas. Procure tornar a sua empresa mais útil para os consumidores, o que pode ser viabilizado de inúmeras formas.

03. Busque romper expectativas

Não é novidade para ninguém que os consumidores querem ser surpreendidos. Ao conquistar isso, as chances de fidelizar os clientes terminam crescendo bastante.

Desta maneira, você deve sair da zona de conforto e buscar alternativas sobre as quais ninguém pensou ou conseguiu implantar até então. Porém, para isso, o empreendedor não pode esquecer de colaborar com todas as partes interessadas pelo negócio, seja fornecedores, investidores e principalmente os clientes.

Nunca se sabe quando oportunidades concretas de inovação podem surgir. Essas oportunidades podem aparecer durante a execução de diferentes processos, o que começa durante a pesquisa e segue até a fase de atendimento.

04. Aposte nos pontos fortes da sua marca

É bastante comum encontrar empresas com diversos pontos fortes, mas nem todas sabem reconhecê-los ou identificá-los. Para evitar isso, o gestor precisa fazer uma análise aprofundada do negócio, além de buscar ouvir mais o seu público.

Não existe ninguém melhor do que os seus consumidores para apontar os pontos fortes ou fracos da empresa. Desta maneira, busque as alternativas corretas para ouvir esse público sempre que for possível. Muitas empresas enviam formulários de avaliação de forma automática após a prestação de algum atendimento online, por exemplo, e isso acaba tendo uma importância gigantesca para a percepção de uma série de questões.

Após identificar os pontos fortes que fazem alguma diferença para os consumidores, a empresa deve tirar proveito deles. Isso significa alinhar os esforços de inovação da sua marca às tendências do mercado.

05. Não deixe de aceitar os riscos

Fica inevitável falar em inovação e não mencionar os riscos. Afinal de contas, ao colocar uma experiência inovadora no mercado, os empreendedores precisam lidar com os riscos. Pode dar certo, e pode não dar.

No entanto, existem inúmeros modelos de negócios inovadores com um enorme lucro nos dias atuais. Ou seja, é importante levar em consideração que os riscos fazem parte desse processo.

Além disso, quando uma determinada empresa permite que os seus colaboradores tomem decisões e assumam os riscos, o ambiente de trabalho se torna muito mais propício para a inovação. Claro que isso deve ocorrer sempre de forma responsável. Porém, sem arriscar, você nunca vai saber se vai dar certo.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Caso tenha gostado desse conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog. Você vai encontrar uma série de outras informações importantes para alavancar o desempenho da sua empresa.

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