Empreendedorismo digital e 3 razões para seu negócio tradicional se transformar

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

3 de janeiro de 2022

Pessoas investindo em empreendedorismo digital

Não é novidade para ninguém que o empreendedorismo digital não para de crescer ao redor do mundo. Desta maneira, muitos gestores acabam buscando as melhores alternativas para se adequarem, de uma vez por todas, a essa nova realidade.

E nem sempre isso é uma tarefa simples, não é verdade? Principalmente quando métodos tradicionais estão enraizados nos processos de uma determinada empresa.

Além disso, negócios que estão em segmentos historicamente considerados tradicionais também terminam tendo uma dificuldade maior.

A boa notícia é que qualquer empresa pode, e deve, se adaptar a esse novo cenário de tecnologia e inovação. O ambiente digital consegue ser uma excelente alternativa para que os negócios alavanquem seus desempenhos em um mercado cada vez mais competitivo.

No entanto, enquanto boa parte dos empreendedores conseguem enxergar esse cenário de possibilidades no ambiente digital, outros preferem concentrar seus esforços em alternativas não tão vantajosas.

Se você chegou até aqui, significa que compreende a importância do empreendedorismo digital para o desempenho de um negócio no mercado.

Portanto, continue lendo esse texto até o final para saber mais sobre esse assunto, além de descobrir bons motivos para transformar a sua empresa tradicional.

Boa leitura!

Em primeiro lugar, o que é empreendedorismo digital?

O empreendedorismo digital pode ser definido como a forma em que as pessoas ou empresas utilizam os mecanismos virtuais para comercializar seus produtos ou serviços. Isso pode ocorrer atrelado aos espaços físicos, mas ocorre principalmente sem a necessidade deles.

Alguns dos principais exemplos dos formatos utilizados são: vídeo aulas, cursos online, aplicativos, softwares, e-books, e-commerces, blogs e por aí vai.

Em comparação com outras alternativas, o empreendedorismo digital possibilita um investimento bem menor. Enquanto o mercado off-line normalmente exige um investimento alto para que os negócios possam colocar seus processos em prática, no ambiente virtual normalmente é possível começar sem muitos recursos.

Contudo, é importante ter em mente que esse investimento menor não necessariamente significa a obtenção de resultados inferiores. Na prática, é exatamente ao contrário. O ambiente virtual é capaz de gerar resultados iguais ou até mesmo melhores quando comparado ao mercado off-line.

Além disso, a flexibilidade proporcionada pelo empreendedorismo digital consegue gerar uma série de benefícios para os mais diferentes modelos de negócios. Muitos gestores conseguem trabalhar remotamente, e em qualquer horário do dia, o que significa uma maior flexibilidade em sua rotina.

Incrível, não é verdade? Ao falar em empreendedorismo digital, muitas pessoas pensam que estamos falando de um tema que começou a ser discutido apenas nos dias atuais. Porém, esse assunto surgiu junto com a internet, a partir da década de 70.

Conforme a tecnologia avança, mais o empreendedorismo digital se desenvolve. Se antes era impensável comprar algo pela internet e receber em casa, atualmente existem inúmeros consumidores que optam apenas por esse formato moderno de consumo.

Ou seja, os empreendedores precisam ficar atentos e acompanhar essa evolução para não serem prejudicados.

Os consumidores estão se tornando cada vez mais exigentes, e as empresas precisam oferecer exatamente aquilo que eles querem ou precisam.

Por quais razões eu devo incentivar o meu negócio tradicional a se modernizar?

Após compreender melhor o que representa o empreendedorismo digital para o mercado atual, você já deve estar imaginando uma série de motivos para incentivar a sua empresa tradicional a se modernizar nesse cenário.

Mas, antes disso, algumas questões precisam ser levadas em consideração. Conforme avaliamos os dados que apontam o ambiente virtual sendo cada vez mais utilizado para gerar uma maior lucratividade ou apenas uma renda extra, percebemos que empreender na internet é algo que compensa, e muito.

Com isso, muitas dúvidas acabam surgindo entre as pessoas que querem empreender nesse ambiente. Será que é realmente seguro? O que devo fazer para entrar nesse mercado virtual? Quais caminhos devo seguir para minha empresa se destacar frente aos seus concorrentes?

Antes de qualquer coisa, tenha em mente que não existe uma fórmula mágica que fará você ganhar rios de dinheiro enquanto está dormindo.

Assim como tudo na vida, os resultados são gerados somente por meio de muito esforço e dedicação.

Caso você busque estudar bastante esse mercado e, atrelado a isso, ofereça um produto ou serviço de qualidade para um determinado público, as chances de gerar uma renda passiva são maiores.

Sabendo disso, conheça agora algumas razões para sair da zona de conforto e incentivar o seu negócio tradicional a se modernizar nesse sentido:

#01. Nem sempre é necessário conhecimento prévio para começar

Ao ouvir falar em instrumentos digitais, saiba que em grande parte dos casos você vai lidar com soluções bastantes simples e intuitivas. Ou seja, a maioria das pessoas consegue aprender somente utilizando.

Embora a busca por conhecimentos sempre seja uma tarefa recomendável, você não vai precisar passar por uma seleção, nem ter conhecimentos técnicos de programação ou muito menos possuir cursos específicos para começar a empreender no ambiente digital.

Além disso, você pode começar a se aventurar nas ferramentas digitais enquanto está estudando possibilidades específicas ou de maneira paralela às suas obrigações profissionais.

#02. O mercado digital é muito bem aceito pelos consumidores

Se antes existia uma resistência entre os consumidores para adquirir produtos ou serviços no ambiente digital, é importante ter em mente que essa resistência já foi rompida há algum tempo.

Na verdade, como foi falado anteriormente, atualmente muitos consumidores até preferem adquirir produtos ou serviços nas plataformas online. Alguns deles só procuram as alternativas off-line em último caso. Ou seja, pode ter a certeza de que o comércio digital chegou para ficar.

Em outros casos, os consumidores também fazem uma combinação otimizada. Por exemplo, muitos leitores gostam de adquirir livros físicos, mas não abrem mão de ter e-books, já que eles proporcionam uma leitura facilitada a partir de smartphones, computadores, tablets e por aí vai.

#03. Não é necessário grandes investimentos para iniciar

O empreendedorismo digital pode ser viabilizado de inúmeras maneiras, o que significa que grandes investimentos não necessariamente precisam ser realizados para inserir uma determinada empresa nesse contexto.

Se por um lado o comércio off-line exige ao menos uma infraestrutura para a comercialização de produtos ou serviços, o ambiente virtual chegou para mudar esse cenário.

Afinal de contas, o empreendedorismo digital pode ser viabilizado por meio de um simples smartphone ou computador com acesso à internet.

Também é possível trabalhar a partir de qualquer lugar do mundo e, ao mesmo tempo, oferecer produtos ou serviços para diferentes regiões. Isso significa que o leque de possibilidades termina sendo gigantesco.

Conclusão

Como foi possível observar, o empreendedorismo digital é uma realidade cada vez mais presente e importante na sociedade em que vivemos. Estamos falando de uma solução que não parou de crescer desde o seu surgimento.

Desta maneira, torna-se inevitável inserir uma empresa no ambiente virtual nos dias atuais. Os benefícios gerados por essa tecnologia são suficientes para alavancar o desempenho de qualquer empresa em um mercado extremamente competitivo.

Além disso, não deixe de tentar tornar os processos do seu negócio inovadores. A inovação também é capaz de fazer uma enorme diferença quando se deseja agregar competitividade aos mais variados modelos de negócios.

E aí, o que você achou de tudo isso? Caso tenha gostado desse conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outras informações importantes. Até mais!

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Uma aceleradora de empresas é uma organização com foco em alavancar o potencial de crescimento que um negócio possui. Esse tipo de empresa integrou o universo empreendedor há pouco tempo, mas sua relevância é imensurável. Geralmente ela é formada por empreendedores e...

3 benefícios dos programas de aceleração de startups

3 benefícios dos programas de aceleração de startups

Durante o processo de desenvolvimento de startups é comum que surjam desafios pela frente, a começar pela fase de validação da ideia, passando pela definição do modelo de negócios até o momento de apresentar a solução para clientes, parceiros e investidores. Conhecer...