5 dicas para acelerar sua empresa de maneira eficaz e promissora!

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

23 de maio de 2022

Pessoas estudando e vendo dicas para acelerar sua empresa

Quem escolheu empreender sabe o desafio que é começar um negócio do zero e abraçar todas as responsabilidades impostas. São muitas demandas sendo que a principal delas é tornar a sua marca lucrativa e competitiva no mercado. Como fazer tudo isso acontecer ao mesmo tempo? Certamente, algumas dicas para acelerar a sua empresa cairiam bem, não é mesmo?

Pensando nisso, a Coti preparou este post para compartilhar dicas práticas para você elevar o nível da sua empresa, acelerando o crescimento dela de forma inteligente. Fique conosco até o final do artigo para conhecer e aprender com cada uma delas. Boa leitura!

Dicas para acelerar a sua empresa: o que você precisa saber antes de conhecê-las

Acelerar o crescimento de uma empresa é o desejo de todo empreendedor e com você não seria diferente, não é mesmo? Como dissemos no início do texto, não é uma tarefa fácil diante de inúmeros compromissos assumidos ao abrir um negócio.

A boa notícia é que é possível alavancar os resultados do seu negócio utilizando algumas estratégias eficazes. Há alguns componentes relevantes que valem a pena aplicar para alcançar que resultados você almeja. São eles:

Dados – toda empresa que deseja um crescimento acelerado terá que tomar diversas decisões estratégicas. Decisões envolvem riscos variados, portanto, não podem se basear em achismos ou em informações sem qualquer fundamento. Para que o processo de tomada de decisão seja seguro, é necessário trabalhar com dados que garantam a precisão de cada passo dado.

Desenvolvimento da organização – há algumas estratégias que age diretamente impulsionando o negócio transformando-o em algo absolutamente sustentável num mercado que respira competitividade;

Características de empresas excepcionais – quais seriam os atributos que a sua empresa possui que fazem dela um negócio com altíssimo potencial de crescimento e bem mais rápido do que os seus concorrentes?

Oportunidades – elas estão por todos os lugares e caberá a sua empresa a saber identificá-las para que a equipe de vendas entre em ação com todas as ferramentas possíveis para conquistar novos clientes.

Aprimoramento constante – o mundo muda a todo o tempo. Trazendo para o contexto empresarial, então, mudanças é o que não falta. Novos termos, metodologias e novas formas de ofertar o seu produto ou serviço para o público. Tudo isso requer adaptações para que a sua empresa não fique de fora do que acontece no mercado e possa competir de igual para igual com as outras marcas.

Acelere a sua empresa agora mesmo com estas dicas infalíveis!

Vamos direto ao assunto. Quer saber como levar a sua empresa para níveis cada vez mais elevados? Acompanhe as 5 dicas para acelerar sua empresa que selecionamos e vamos compartilhar agora com você.

#01. Saiba quem são os seus concorrentes

Aqui a palavra de ordem não é apenas saber artificialmente, mas de fato conhecer quem é o seu concorrente.

Dedique-se a saber de todos os detalhes sobre o produto ou serviço dele, quais os diferenciais competitivos que ele possui, pontos fortes, fracos, ameaças e oportunidades (Análise Swot). Quais as práticas dos seus concorrentes podem ser reproduzidas na sua organização e quais são aquelas que não tem nada a ver com o que você aplica?

Esses são apenas alguns dos dados que você pode coletar das outras marcas. Fique à vontade para explorar mais informações relevantes que podem ajudar na aceleração do seu negócio.

#02. Priorize a gestão financeira da sua empresa

Se você realmente deseja impulsionar o crescimento da sua empresa, é melhor ficar de olho na saúde financeira. Um negócio que não vai bem financeiramente deve priorizar a organização do seu capital antes mesmo de expandi-lo.

Uma das formas de gerir o capital do seu negócio é acompanhando toda a sua movimentação através dos indicadores financeiros. Um deles é o Custo de Aquisição do Cliente (CAC), que mede a eficiência da sua empresa observando se os custos envolvidos para a aquisição de novos clientes é maior ou menor do que o retorno que o seu negócio recebe.

Só então com as finanças em ordem é que você vai pensar no planejamento da aceleração da sua organização. Sem um cenário financeiro favorável, o recomendado é deixar para pensar em aumentar o seu empreendimento em outra ocasião.

#03. Busque por oportunidades

Não fique de braços cruzados esperando que os potenciais clientes da sua marca simplesmente apareçam do nada para fechar negócio. Até porque, como o próprio termo sugere, trata-se de um possível cliente, sem qualquer segurança de que o negócio vai se concretizar.

Invista em ferramentas que auxiliem na gestão dos potenciais clientes, acompanhando-os etapa por etapa na sua jornada de compras. Os que realmente se conectam com a sua marca avançarão para outras fases que os conduzirão ao fechamento do negócio. O CRM é um excelente aliado para avaliar cada prospecto que chega à sua empresa.

#04. Organize o seu funil de vendas

Já que mencionamos a jornada de compra do cliente no tópico anterior, vamos falar sobre o funil de vendas, que se conecta diretamente com o processo.

Essa metodologia representa graficamente cada etapa pela qual o seu potencial cliente deverá atravessar até adquirir o seu produto ou serviço. Cada fase exigirá estratégias e ações diferentes com o intuito de conduzi-lo ao momento da compra sem qualquer dúvida a respeito do seu produto ou serviço.

Através de um planejamento claro sobre as etapas do funil de vendas do seu negócio, as áreas de marketing e vendas trabalharão juntas definindo ações capazes de conduzir o potencial cliente a avançar para outros níveis.

Com o funil de vendas já estabelecido, as equipes não desperdiçarão esforços na busca por informações e na elaboração de estratégias com grandes possibilidades de não gerar bons frutos para o público com o qual você está conversando. O foco deve ser a otimização de tempo e de recursos para a empresa.

#05. Seja um diferencial no mercado

Que no mercado há empresas excelentes, disso você sabe e não tem dúvidas. Até porque a sua está entre elas, correto? Mas também há muitos empreendedores fazendo mais do mesmo, saturando a área e perdendo incríveis oportunidades de vendas.

Tenha em mãos todas as ferramentas necessárias para ir à contramão da concorrência. Faça o melhor possível, seja diferente e saia na frente. Se eles não possuem um atendimento excelente, capriche no seu. A apresentação do produto ou serviço deixa a desejar? Faça um pitch daqueles que o seu cliente não vai questionar nada ao término porque estará muito ocupado assinando o contrato.

Conclusão

Acelerar o crescimento da empresa não é algo feito da noite para o dia e não se constrói sozinho. É um trabalho feito por várias mãos para que a equipe de vendas conte com toda a estrutura necessária para trazer novos clientes para a empresa.

Com as estratégias corretas para o cenário onde o seu negócio se encontra é possível alavancar os seus números e impulsionar o crescimento da sua empresa. Demandará muito esforço, muita dedicação, mas valerá muito a pena no final.

Gostou do conteúdo? Continue acompanhando o nosso blog para mais artigos sobre gestão de negócios e outros assuntos relacionados. Nos vemos no próximo post. Até mais!

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