Saiba o segredo de como modernizar negócios tradicionais com a Cotidiano!

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

6 de dezembro de 2021

Mulheres discutindo sobre como modernizar negócios tradicionais

Caso você seja um daqueles gestores que venham adiando a modernização do seu negócio, saiba que isso pode ser bastante prejudicial para o sucesso da empresa. Afinal de contas, quando observamos o cenário atual, notamos que a modernização é uma questão que precisa ser encarada de um jeito ou de outro.

Desta maneira, ao perceber que o mercado vem se transformando dia após dia, muitos empreendedores acabam se perguntando como modernizar negócios tradicionais.

Na prática, em um mercado cada vez mais competitivo, a modernização acaba ganhando ainda mais espaço. Muitos empreendedores compreendem que precisam modernizar seus negócios para garantir uma maior competitividade.

Embora isso não seja algo tão simples, é importante ter em mente que os benefícios acabam compensando qualquer investimento.

No entanto, para dar certo, é preciso garantir que os investimentos corretos estão sendo feitos. Não adianta de nada investir em processos ou recursos modernos que não contribuem para tornar a empresa melhor, não é verdade? E para evitar problemas nesse sentido, o gestor precisa estar preparado.

Se você chegou até aqui, significa que o primeiro passo nessa busca por conhecimento já foi dado, isto fará uma enorme diferença para que o melhor caminho seja, de fato, traçado. Portanto, não deixe de ler esse texto até o final para descobrir algumas dicas preciosas para modernizar um negócio tradicional de uma vez por todas.

Tenha uma boa leitura!

O que é uma empresa moderna?

Por mais que não exista apenas uma única interpretação para definir uma empresa moderna, podemos afirmar que essa questão não pode ser determinada pelo produto ou serviço oferecido por esse negócio.

Uma empresa que trabalha com artesanato, por exemplo, pode ser considerada moderna, enquanto outras, que venham até mesmo a desenvolver tendências de mercado, podem ser consideradas ultrapassadas. Na prática, essa definição é dada para os negócios que sabem modernizar e gerenciar seus recursos internos, o que abrange a forma com que ele se antecipa para aproveitar as oportunidades e ameaças do mercado.

Isso significa que um negócio moderno lida muito melhor com os seus recursos. Eles sabem otimizar esses recursos para beneficiar os stakeholders, um conceito criado para identificar qualquer indivíduo ou organização impactado pelas ações de uma empresa. Em tradução livre, stakeholders representa ‘parte interessada’.

Como foi falado anteriormente, a alta competitividade existente no mercado atual é um dos principais motivos de preocupação entre os gestores das mais variadas empresas. No entanto, muitos empreendedores não sabem que uma empresa moderna consegue se destacar com muito mais facilidade no mercado, principalmente quando levamos em contato o alto potencial de destaque que pode ser gerado frente aos concorrentes.

Mas, afinal, como modernizar negócios tradicionais?

Muitas empresas que comercializam produtos ou serviços considerados tradicionais, ou que já estão no mercado há um bom tempo, encontram dificuldades para modernizar seus processos. Gestores acostumados a trabalhar da mesma forma há 20 ou 30 anos muitas vezes não compreendem a importância de modernizar. Portanto, é necessário querer que dê certo.

É claro que a modernização não é algo que vai acontecer muito rapidamente, mas cada passo dado é de extrema importância para garantir um bom desempenho no mercado.

Sabendo disso, confira algumas dicas de modernização que separamos:

#01. Colete informações para descobrir oportunidades de melhoria

Uma das tarefas mais importantes quando se quer modernizar uma empresa consiste em coletar informações para descobrir oportunidades de melhoria. Embora conhecer o público seja algo extremamente importante, nem todos os gestores colocam medidas em prática para viabilizar isso.

Portanto, tenha em mente que conhecer os consumidores de uma empresa é algo que contribui para potencializar descobertas que farão uma grande diferença. Essa é a melhor maneira de investigar quais são os maiores problemas ou oportunidades de um negócio.

Você pode começar coletando dados demográficos, o que vai permitir um melhor entendimento de quem é o seu cliente. Ou seja, você vai descobrir onde ele mora, seu gênero, sua faixa etária e outros dados importantes viabilizados por meio desse processo.

Além disso, a sua empresa pode fazer análises dos processos internos para compreender uma série de questões. Ao analisar a performance das vendas, por exemplo, será possível responder algumas perguntas importantes, como: de todas as pessoas que visitam a minha loja, qual é porcentagem das que realmente compram?

#02. Não deixe de inserir o digital para potencializar suas vendas

O digital veio para ficar. As empresas que não estiverem preparadas para lidar com ele, podem ficar isoladas em um mercado extremamente competitivo.

E não é isso que você quer para o seu negócio, não é verdade? Pois bem! Ao viabilizar uma boa estratégia de marketing digital, por exemplo, as organizações conseguem colher uma série de benefícios importantes, como a geração de tráfego ou até mesmo o crescimento das oportunidades de negócio.

Caso você não saiba, no ambiente digital encontramos diversas oportunidades para potencializar o crescimento dos mais variados tipos de empresas no mercado. Além de intermediar diversas compras, seja por meio das redes sociais, sites ou outros mecanismos, o digital ajuda a aproximar os negócios do seu público.

Desta maneira, trace uma boa estratégia para estar presente no digital. Isso não significa que a empresa precisa estar presente em todos os canais disponíveis, e sim nos canais relevantes para ela.

#03. Faça investimentos em automação

Quando se fala em modernizar uma empresa, fica inevitável não falar em automação. Desde que surgiram as primeiras possibilidades de automação no mercado, diversos processos foram simplificados de forma jamais antes vista.

Com isso, a automação está se tornando cada vez mais presente nos mais variados modelos de negócios. A maior parte dos gestores compreendem que a automação é uma das melhores maneiras de potencializar o crescimento de uma empresa, além de proporcionar um retorno rápido do investimento.

Ao recorrer a uma ferramenta de controle de estoque, por exemplo, a sua empresa vai conseguir reduzir o tempo que os colaboradores gastam fazendo essa tarefa. Enquanto isso, eles vão conseguir se dedicar a outras atividades importantes para a organização.

Incrível, não é verdade? E não para por aí, já que a redução de falhas humanas é mais um benefício proporcionado por instrumentos de automação.

#04. Capacite os funcionários da sua empresa

A capacitação dos funcionários de uma empresa é algo extremamente importante, mas nem sempre está presente nos planos dos gestores, o que não deve acontecer.

Do que adianta investir em uma estrutura mega moderna se os seus funcionários não estão acostumados a lidar com ela? Para garantir que a sua equipe fique alinhada às mudanças que estão sendo colocadas em prática, a capacitação dos funcionários se torna algo essencial.

Muitos softwares ou equipamentos tecnológicos devem ser utilizados após um treinamento. Alguns fornecedores desses instrumentos oferecem, em grande parte dos casos, um treinamento até mesmo gratuito.

Além disso, caso exista a necessidade de investir em algum treinamento e os recursos da empresa estão passando por uma fase de limitações, procure criar agentes multiplicadores. Ou seja, alguns funcionários recebem o treinamento e ficam responsáveis por repassar todas as informações para os demais colaboradores.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Caso tenha gostado desse conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outras informações importantes.

Até mais!

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