Como aumentar as vendas com um modelo de startup eficiente

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

24 de dezembro de 2021

Pessoa vendo como aumentar as vendas

Saber como aumentar as vendas de um negócio é o desejo de muitos empreendedores. Afinal, quem não quer recuperar o capital investido, ver a sua marca se transformar em um case de sucesso e a empresa cada vez mais lucrativa e sustentável?

Uma empresa que vende mais atrai os olhares não só de potenciais clientes, mas também de investidores que se interessam em apostar no negócio.

Porém, não adianta fazer de qualquer jeito. Investir em metodologias que dão resultados e se inspirar em grandes corporações que alcançaram excelentes resultados é o melhor caminho.

As startups são exemplos de organizações com as melhores práticas de vendas e consequentemente resultados surpreendentes.

Quer aprender a alavancar as suas vendas a partir de um modelo de startup eficaz? Preparamos este post com todas as informações a respeito.

Boa leitura!

Como aumentar as vendas com 3 princípios essenciais

Como dissemos no início, todo mundo que vender mais, inclusive você, que lê este post neste exato momento. E tá tudo bem. Sinal de que você pensa na expansão da sua marca e almeja chegar em lugares mais altos.

O ponto de interrogação está em saber por onde começar. Quem trabalha com produtos tangíveis pode imaginar que a solução é abastecer o estoque, lançar promoções, fazer um bom trabalho de divulgação.

Estas opções são bem válidas, mas não são a única forma de alavancar os números de vendas da sua empresa.

Startups bem sucedidas trabalham orientadas sob premissas firmes das quais se originam os melhores desempenhos em vendas. Confira agora as 3 principais delas.

#01. Métodos e pessoas

Sua empresa pode fabricar ou vender o produto mais incrível, oferecer o serviço mais eficiente, mas a verdade é que eles não serão comercializados sozinhos.

Por trás de cada venda realizada tem um profissional da área pronto para atender e encantar um cliente que busca na sua marca a solução para as dores dele.

O vendedor está na linha de frente e é o grande responsável pela apresentação do seu produto ou serviço para um potencial cliente. Está nas mãos dele o sim ou não que virá da outra parte.

E a resposta vai depender de fatores diversos. Porém, quanto mais informações detalhadas o vendedor tiver, maior será a quantidade de argumentos que ele terá para convencer o cliente.

É importante entender que há uma diferença significativa entre ter os dados em mãos e como eles são transmitidos à parte interessada. Qualquer termo ou conduta inadequada pode colocar a perder todo o processo que conecta a empresa com a necessidade do consumidor.

Por isso, para interligar a solução e o problema, é indispensável investir na qualificação das equipes. Não basta ter a pessoa certa no lugar certo, se não for do jeito certo.

O universo corporativo passa por mudanças a todo o tempo, num piscar de olhos. Nesse processo, nos deparamos com modificações variadas, entre elas as técnicas de vendas. Obviamente, entre as várias existentes, uma ou várias delas se adaptarão ao  seu negócio. Outras, serão mais adequadas para outros modelos.

Um ponto importante é não se prender somente ao fato de que um profissional de vendas dará conta do recado sozinho. É bom lembrar que outras áreas trabalham em conjunto com a área de vendas. 

Por isso, na hora de uma apresentação de vendas ou qualquer outra atividade em alguma etapa importante do processo, caso seja necessária a participação de um profissional de outra área, não hesite em convocá-lo.

#02. Capacitação e motivação

Você pode até contratar o melhor profissional do mercado, mas sem treiná-lo não há como transformá-lo no melhor e maior vendedor da sua empresa. Para alcançar este status é necessário muito aprendizado adquirido com a qualificação.

Entretanto, somente a qualificação não é suficiente para transformar os seus números de vendas. Se você não incentivar a sua equipe, o treinamento restringe a teoria  e a prática não acontece.

Por isso, é essencial manter os vendedores o mais próximo possível, não somente da liderança, mas um dos outros também. É possível se deparar com alguns cenários em que alguns membros do time necessitam de cooperação mais próxima.

Estreitar o relacionamento é essencial para estimular a compreensão dos vendedores sobre tirar maior proveito de todas as oportunidades de negócio A maneira como eles se comportam perante cada uma delas é determinante para impulsionar as vendas.

Quando a liderança acompanha de perto os números dos funcionários de forma individual é possível dar suporte para aqueles que apresentam performance inferior ao estipulado pela organização.

Além disso, é possível identificar e ajustar pontos de melhorias dos profissionais de vendas. Geralmente, há sempre alguém com mais habilidade para executar algumas tarefas do que para outras, fundamentais para o fechamento de uma venda. Esse é o momento ideal para ajudar a melhorar e desenvolver novas competências.

Outro ponto importante é incentivar a concorrência saudável entre os liderados. Ela serve como uma injeção de ânimo para despertar os vendedores sobre as metas que devem atingir.

É possível que um profissional se sinta motivado ao observar que os demais colegas têm um desempenho dentro ou acima do esperado. Quando percebem o que eles entregam e ganham como consequência, logo se sentirá estimulado a conquistar e receber a mesma coisa.

#03. Geração de leads

Muitos profissionais sabem o que devem fazer, mas, em muitos casos, deixam a desejar na qualidade das vendas realizadas.

Isto se deve ao fato de que os vendedores nem sempre estão prontos para lidar com dois tipos de pessoas: a principal responsável pela tomada de decisão pela compra do seu produto ou serviço e aquela que não tem fit com eles.

Conhecer bem quem são essas pessoas é ponto crucial para aumentar as vendas. Quando um vendedor sabe quem é que dará o sim ou não, ele otimiza tempo, reduz custos e vai falar diretamente com quem pode autorizar a compra ou simplesmente recusá-la. Talvez deixá-la para um momento mais oportuno, quem sabe.

Tempo é um dos recursos mais preciosos que temos em qualquer âmbito da vida e com você e na sua organização não é diferente. Quando inserido no contexto de vendas, ele ganha relevância muito maior.

Um dos maiores investimentos que um vendedor pode fazer é reservar tempo para construir um relacionamento genuíno com o potencial cliente. Por isso, na hora de entrar em campo, ele precisa ir direto ao ponto e falar com quem é necessário.

É neste momento que entra em cena a prospecção de clientes. Esta etapa é crucial, pois é quando acontece o primeiro contato com um lead, ou seja, um potencial cliente.

É a fase que vem logo após a identificação do lead, que se conecta totalmente com o perfil de cliente ideal da empresa. Em outras palavras, significa que ele possui maiores chances de fechar negócio.

Fazer esse filtro é de suma importância para aumentar as vendas, já que o vendedor empregará seus esforços para dedicar tempo a um lead que tem interesse no seu produto ou serviço.

Como aumentar as vendas através  do Marketing Digital

Uma startup referência no mercado usa as melhores ferramentas e recursos a favor do seu negócio. Ela entende que agregar metodologias e expertise dos especialistas de áreas diversas é fundamental para fomentar as vendas da organização.

O marketing digital é um dos principais recursos utilizados por uma startup referência em crescimento de vendas e sucesso de público. Utiliza as principais estratégias para transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas.  Acompanhe algumas delas, a seguir:

Segmentação de clientes

A segmentação de clientes é responsável por separar os clientes e potenciais clientes em grupos específicos.

Eles se conectam por possuírem particularidades iguais ou semelhantes, facilitando o trabalho da equipe de marketing e vendas, seja no alcance, na negociação e no contato com o prospect. 

Buyer persona

Buyer persona é a representação fiel, ainda que fictícia, do comprador do produto ou serviço de uma empresa. 

É construída com base em informações reais e precisas, incluindo as características, comportamento de consumo e estilo de vida do cliente.

A partir da buyer persona a organização elabora estratégias de marketing de conteúdo para oferecer dados importantes para o público. Além disso, é possível gerar input para inseri-los em táticas de mídia paga.

Tráfego pago

As principais plataformas de mídia social desenvolvem a estratégia de tráfego pago para ajudar a aumentar as vendas. Só para exemplificar: Instagram, Facebook e Google por meio dos seus links patrocinados.

O que vai definir a aplicabilidade do recurso na sua empresa é o seu modelo de negócio. O perfil do seu público determinará em qual ou quais plataformas você deverá investir para alcançar o seu cliente.

Marketing de conteúdo

Quer uma estratégia infalível para alavancar as vendas? Invista em marketing de conteúdo. O método ajuda a entregar conteúdos que ajudarão os usuários que estão nos principais canais da empresa.

Com isso, é possível compartilhar informações relevantes para o lead, além do posicionamento da marca e domínio sobre o produto ou serviço no mercado, entre o seu público e pessoas relacionadas.

Conclusão

As principais startups do mercado utilizam de várias estratégias para aumentar as vendas e estabelecer o seu lugar no mercado como o mais relevante. Além disso, se tornam uma lembrança presente da mente das pessoas e viram referência em produto ou serviço prestado.

Compartilhamos no post de hoje as melhores práticas de uma startup eficiente que ajudam a equipe a vender muito mais.Gostou do conteúdo? Faça uma visita ao nosso blog e descubra outros artigos incríveis que estão esperando por você. Até mais!

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