3 benefícios dos programas de aceleração de startups

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

1 de junho de 2022

Pessoas aprendendo sobre os benefícios dos programas de aceleração de startups

Durante o processo de desenvolvimento de startups é comum que surjam desafios pela frente, a começar pela fase de validação da ideia, passando pela definição do modelo de negócios até o momento de apresentar a solução para clientes, parceiros e investidores. Conhecer os benefícios dos programas de aceleração de startups faz muita diferença em todas as fases.

Estes programas foram criados com o intuito de ajudar empreendedores a estruturar os seus processos por meio de capacitação em todas as áreas e demandas inerentes às startups.

Conheça 3 benefícios dos programas de aceleração de startups e saiba o que eles podem fazer pela sua marca. Preparamos este post com todas as informações que você necessita saber. Continue conosco até o final. Boa leitura!

Benefícios dos programas de aceleração de startups

Apesar de contar com uma estrutura que já é bem conhecida no meio (mentoria, treinamento e apresentação de pitch), os empreendedores que apostaram em startups também se beneficiam com outras entregas que os programas de aceleração de startups oferecem.

Eles consideram as particularidades de cada negócio para agregar valor ao serviço prestado, como, por exemplo:

  • Estágio de maturidade da empresa;
  • Região onde a empresa está localizada;
  • Segmento de atuação.

Trabalhando nesse formato cada um dos programas agrega valor de forma personalizada para cada empreendedor que buscou usufruir dos benefícios dos programas de aceleração de startups.

Acompanhe na sequência os principais deles:

Mentoria

Tudo começa com a análise a respeito da solução que a startup deseja disponibilizar no mercado. São observados pontos importantes, como, por exemplo:

  • As dores que o produto ou serviço irá resolver;
  • O potencial de crescimento da marca;
  • Diferencial competitivo quando comparado a outros produtos e serviços com a mesma proposta.

Após esse momento, o empreendedor é orientado a entrar em contato com profissionais que são especializados em áreas diversas e atuam como mentores. Essa mentoria ocorre a partir da participação de profissionais de outras áreas, como Recursos Humanos, Gestão Empresarial, Financeira, Tecnologia, entre outros.

O trabalho dos mentores é feito de forma dinâmica através do compartilhamento de experiências e conhecimentos. Os mentores estarão prontos para fazer os mais variados tipos de questionamentos, mas também vão orientar, direcionar e aconselhar os participantes.

Durante o processo é possível que haja algumas mudanças para otimizar o negócio, além de um direcionamento claro para os próximos dados que os mentoreados darão dali em diante.

Investimento

É provável que a aceleradora faça algum tipo de investimento na startup durante o processo de aceleração. Como pagamento, a empresa participante dará uma quantia em troca de todos os ensinamentos compartilhados.

O programa pode facilitar a captação de recursos, fundo de investimentos ou preparar os empreendedores para a apresentação de um projeto que visa chamar a atenção de algum investidor-anjo. O participante deverá ceder uma parte aos sócios.

As condições para receber os investimentos dos investidores ou das aceleradoras consiste em ceder uma parte da participação societária. Ao término do período de aceleração, o projeto é apresentado para um grupo de pessoas interessadas em investir. Com isso, a empresa obterá o aporte necessário para sua evolução contínua. 

Conforme o passar do tempo, é provável que haja a necessidade de realização de captação de novos investimentos.

Capacitações

Um dos principais benefícios dos programas de aceleração de startups é a preocupação em capacitar os participantes para poderem entregar os melhores resultados possíveis. Além de auxiliar no desenvolvimento da apresentação do projeto, também ajuda na formação de novos empresários. 

Os mentores compartilham informações na hora de elaborar um planejamento financeiro, mostrando as possíveis falhas existentes, além de dar todo o apoio necessário para os processos burocráticos.

Os empreendedores recebem conteúdos nos mais diversos formatos, sendo eles:

  • Capacitações;
  • Atividades remotas;
  • Participação em eventos presenciais, dentre outros.

Normalmente, os programas de aceleração de startups possuem uma rede estratégica formada por contatos importantes no mercado. Esses profissionais auxiliam as startups no  acesso à novas oportunidades para ganhar definitivamente o seu espaço. É uma excelente forma da empresa ganhar visibilidade e consequentemente atrair a atenção de novos investidores, clientes e outras pessoas de interesse.

Os programas de aceleração proporcionam aos seus participantes a presença em workshops e recebem qualificação para aperfeiçoar cada vez mais suas habilidades. O ensino passa por diferentes áreas, como, por exemplo:

Além disso, as aceleradoras proporcionam acompanhamento, infraestrutura completa que inclui: escritórios, assessoria jurídica, contábil e financeira, métodos de validação, hospedagem em nuvem, testes A/B, entre outras ferramentas.

Conclusão

Os programas de aceleração de startup têm a infraestrutura necessária para orientar o seu negócio em todos os passos que você precisa dar para ir cada vez mais longe. Gostou do conteúdo? É só continuar no nosso blog, fazer uma visita para conhecer os artigos anteriores e ficar de olho nos próximos que estão chegando. Até mais!

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Se você está pensando em trilhar pelo mundo das startups há muitas informações essenciais que não devem passar despercebidas. Não basta apenas ter uma ideia julgada inovadora, é preciso saber se de fato ela atenderá as necessidades do mercado. Além disso, existem...

4 dicas de como gerenciar cada fase da sua startup

4 dicas de como gerenciar cada fase da sua startup

Empreender não é uma tarefa fácil, mas com as ferramentas adequadas e o conhecimento sobre como fazer a gestão do seu negócio é possível alcançar os melhores resultados. Se você deseja saber como gerenciar cada fase da sua startup, este post foi feito especialmente...

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Uma aceleradora de empresas é uma organização com foco em alavancar o potencial de crescimento que um negócio possui. Esse tipo de empresa integrou o universo empreendedor há pouco tempo, mas sua relevância é imensurável. Geralmente ela é formada por empreendedores e...