Aquisição de clientes: saiba como pensar de forma estratégica em 5 passos

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

4 de fevereiro de 2022

Aquisição de clientes veja como é feita

Já pensou em implantar táticas de aquisição de clientes para transformar os números da sua empresa, tornando-a mais sustentável no mercado?

Confiar apenas na eficiência e popularidade do seu produto ou serviço para comercializá-los não é um caminho seguro. Por mais que eles sejam excelentes, acredite: você vai precisar de estratégias para elevá-los para outro patamar.

Como qualquer marca, a sua também almeja ter uma boa performance com o seu público, certo? Isso inclui alcançar mais potenciais clientes, que significam automaticamente  novas oportunidades de negócios.

Neste post, você vai aprender como a sua empresa pode trabalhar na aquisição de clientes de forma estratégica e gerar resultados incríveis.

Boa leitura!

O que é aquisição de clientes?

A aquisição de clientes é o meio como as empresas trabalham com o intuito de conquistar novos clientes para a sua base ou os primeiros, caso estejam iniciando as suas atividades.

Para ter êxito nesta empreitada, é preciso adotar as estratégias certas que promovam uma aquisição saudável e organizada, capaz de acompanhar os novos rumos que os mercados seguem constantemente. 

Uma aquisição de clientes bem-sucedida promove os seguintes benefícios para as organizações:

  • Aumento da credibilidade com o público externo;
  • Colabora diretamente para gerar mais autoridade para a marca;
  • Reduz ou mantém os baixos custos de aquisição;
  • Serve como indicador para medir a performance da empresa como um todo;
  • Estimula o aumento das vendas e das receitas;
  • É totalmente escalável para o negócio em todos os âmbitos.

Como acontece o processo de aquisição de clientes?

Normalmente o processo de aquisição de clientes é contemplado através do funil de vendas

A cada fase avançada pelo potencial cliente, ele percebe o valor que a empresa possui, passando a considerá-la como uma forte candidata para ajudá-lo a sanar as suas dores, ao ponto de colocá-la como possibilidade principal na hora de tomar uma decisão.

Considerando que um lead vai passar por todas as etapas do funil de vendas que também se conectam com a jornada de compras do cliente,  a sua empresa consegue filtrar todas as pessoas que se identificam com a marca e de fato pode comprar dela. 

Quando alcançam o seu status de cliente e se mostram totalmente satisfeitos com a aquisição do produto ou serviço, os consumidores chegam a outro nível muito esperado pela organização: o de promotor.  

Já imaginou a aquisição de clientes novos apenas com o esforço de um único ou uma dúzia deles que defendem a sua organização com unhas e dentes?  É como adquirir um combo no estilo“ Leve 10 e pague 1”.  E o melhor: sem precisar injetar mais recursos financeiros e mesmo assim aumentar a quantidade de contratos fechados no final do mês.

Trabalhar com  funil de vendas é apenas uma possibilidade entre as várias que  a sua organização pode investir para impulsionar a aquisição de clientes. Se hoje você atua em apenas um canal para atrair novos negócios, chegou o momento de repensar as suas táticas.

Em um mundo cada vez mais digital, as pessoas estão presentes em diversos canais em simultâneo. Graças a este padrão de comportamento, as marcas têm oportunidades de sobra para explorar as possibilidades de desenvolver relacionamentos verdadeiros e duradouros com o seu público.

O resultado disso, você já sabe. Muitas vendas, lucratividade no topo e novos clientes na base. 

Otimizando a aquisição de clientes em 5 passos

Agora é a sua vez de aprender as principais estratégias para aumentar os seus resultados no que diz respeito à aquisição de clientes. Confira as 5 etapas essenciais para ter sucesso e alavancar os números da sua empresa. Confira:

#01 Conheça bem o seu cliente

Antes de dar qualquer passo invista tempo para aprender mais sobre a pessoa mais importante do seu negócio: o seu cliente.

Quando você conhece verdadeiramente o seu cliente fica muito mais fácil direcionar todos os esforços para mantê-lo engajado com a sua marca e cada vez mais conectado com a sua mensagem e com o que a sua empresa pode fazer por ele.

Relacionamento é investimento. Não se estabelece uma ligação genuína da noite para o dia. É um dia de cada vez, ou melhor, um contato por vez. Por isso, não poupe esforços para manter uma comunicação diária com o cliente, focando em ouvi-lo atentamente para saber quais são as suas dores e como você pode ajudá-lo a resolvê-las.

Com estes e outros dados a organização pode definir um plano de ação para trabalhar em melhorias no atendimento e como não apenas atender, mas surpreender as expectativas do consumidor.

#02. Utilize as redes sociais a seu favor

Com a facilidade de acesso à internet, as redes sociais se tornaram o local onde os internautas costumam passar uma parte significativa do seu tempo. Sabendo disso, as marcas investem na movimentação das duas redes sociais como forma de manter um contato mais próximo com essas pessoas.

Com formatos e propósito variados, é possível explorar todas as funcionalidades oferecidas pelas plataformas e transformá-las em verdadeiros canais de vendas, aumentando o seu potencial para aquisição de clientes.

Em tempos de pandemia, as redes sociais se tornaram indispensáveis para os setores da economia considerados não essenciais. Estes empreendimentos, em especial os micro e pequenos, encontraram nas mídias sociais a única forma de manter o seu negócio em movimento e garantir não apenas a sua sobrevivência no mercado como o sustento da família e a fonte de renda dos empregados que foram possíveis manter no quadro.

Isso reforça o poder das mídias sociais a todo o tempo, mas podemos perceber a sua força em períodos mais desafiadores.

Muitas empresas têm dúvida se é necessário e obrigatório criar perfis em todas as redes sociais. A resposta é: NÃO. O foco das plataformas é que seu uso seja direcionado para chegar às pessoas certas. Por isso, você só precisa estar onde o seu cliente está. Por essa razão, é tão importante saber quem ele é.

#03. Presença digital: a sua marca já está on?

Ainda sobre ferramentas digitais, a sua marca está presente no digital? Mas presente mesmo, com informações relevantes que aumentam o interesse do público em saber o que a sua empresa pode fazer para ajudá-lo com as suas necessidades.

Presença digital não se trata apenas de ter um site, blog, perfis nas redes sociais sem dar a estes recursos a sua verdadeira utilidade: agregar valor à vida das pessoas através de dados e conteúdos que transformem a sua vida. 

Um site (quando existe) que não tem atualização há muito tempo, redes sociais que não tem postagem, muito menos interação com os seguidores. Dessa forma, é praticamente impossível haver uma aproximação e desenvolver relacionamento com o público.

Estar no digital é assumir o compromisso de cuidar da imagem da sua organização nos detalhes. Mais importante do que aprender a construir a sua presença digital em tempos de crise, é desenvolvê-la e manter a constância da manutenção quando os ventos estão favoráveis.

#04. Faça da produção de conteúdo o seu maior aliado

Uma das ferramentas mais eficientes para a aquisição de clientes é o marketing de conteúdo. 

Investir na produção de materiais de qualidade  que façam sentido na vida dos leitores os ajudará a atraí-los para que prestem atenção naquilo que a sua marca tem a dizer sobre pontos que se mostrem interessantes para eles. 

Há vários formatos de conteúdos que você pode apostar para disponibilizar aos seus clientes, desde artigos para blog até os materiais ricos, que viabilizam a abordagem dos temas de forma aprofundada. Além disso, você também pode explorar a elaboração de materiais interativos, que prendem a atenção e saem da mesmice de um conteúdo estático.

A sua organização possui um site? E este site, tem um blog? Se a sua resposta for não, lamentamos dizer, mas, você está perdendo excelentes oportunidades para aquisição de clientes.

Através de um blog você pode planejar a produção de artigos com temáticas variadas sobre o seu segmento. Dessa forma, a sua marca vai construindo autoridade com o público. Quanto mais conceituado é o conteúdo, melhor será o processo de aquisição de clientes.

#05. Fortaleça a sua marca

Uma marca consolidada no mercado carrega esse adjetivo não por acaso. Por trás de uma empresa bem-avaliada há muito suor derramado para tornar-se um estabelecimento de referência naquele segmento.

Um conjunto de ações são realizadas para garantir que a marca não seja mais uma no mercado em que as pessoas não gostam nem de ouvir falar o nome. Geralmente, isto acontece devido a algum  discurso incoerente com a prática.

Por essa razão, quanto melhor for o serviço prestado, maior credibilidade o produto ou serviço vai transmitir para o público. Além disso, a maneira como o cliente percebe a empresa é muito importante para ser possível medir a percepção que ele possui sobre a organização na totalidade. 

Para isso, é preciso garantir que reforços de comunicação foram empregados para o cliente, de forma que ele consiga reconhecer todos os elementos e compreender as mensagens que a empresa deseja passar. Quanto maior o entendimento, maiores as chances a aquisição de clientes

Conclusão

Não existe segredo para a aquisição de clientes. Um bom planejamento que contenha as estratégias adequadas é o suficiente para atrair novos negócios para a sua empresa.

Gostou do conteúdo? Nosso blog está repleto de artigos e conteúdos que agregarão valor ao seu negócio. Passa lá e confere!

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