Como as aceleradoras de startup podem impactar positivamente seu negócio!

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

8 de novembro de 2021

Pessoas analisando os resultador de uma aceleradoras de startup

O empreendedorismo como uma opção de carreira é uma das coisas mais faladas e discutidas nos dias atuais.

Porém, por se tratar de um caminho composto por diversas dificuldades, muitas pessoas acabam deixando essa ideia de lado.

Uma coisa podemos afirmar sem medo de errar: a esmagadora maioria dos negócios de sucesso já passaram por diversas dificuldades ao longo da sua trajetória.

No entanto, para chegar ao sucesso, foi necessário superar esses obstáculos de maneira eficaz.

E para facilitar esse processo, as aceleradoras de startups são consideradas uma das melhores opções, já que desempenham um papel extremamente importante nesse cenário.

Por mais que as aceleradoras de startups não sejam uma garantia para o sucesso, podemos afirmar que essas organizações ajudam a tornar o caminho bem menos doloroso.

Isso acaba fazendo uma enorme diferença no fim das contas.

Não é incomum encontrar empreendedores que se percam durante o trajeto a ser seguido, o que normalmente ocorre por falta de habilidade.

Afinal de contas, com tantas informações disponíveis atualmente de maneira simples, fica bastante difícil filtrar. É nessas horas que o apoio de terceiros se torna uma vantagem crucial.

Desta maneira, se você busca compreender como as aceleradoras de startups podem impactar positivamente o seu negócio, não deixe de ler esse texto até o final.

Boa leitura!

Primeiramente, como uma startup é definida?

Uma startup pode ser definida como um modelo de negócios repetível e escalável.

Ela está normalmente inserida em um cenário de incertezas, onde o objetivo consiste em desenvolver soluções inovadoras.

Na prática, para não serem consideradas uma empresa como outra qualquer, as startups precisam ser movidas pela inovação.

Embora muitas vezes as startups sejam consideradas empresas de internet, essa não é uma regra.

É verdade, no entanto, que elas estejam fortemente presentes no ambiente digital, mas isso ocorre em decorrência do baixo custo virtual, além da possibilidade de serem facilmente propagadas.

Além disso, é importante ter em mente que existe um grande espaço para discussão sobre a verdadeira definição de uma startup.

Algumas pessoas se arriscam a dizer, por exemplo, que qualquer pequena empresa pode ser considerada uma startup durante a sua fase inicial.

Enquanto isso, outras sugerem que as startups são empresas com um custo de manutenção bastante baixo, mas que conseguem crescer e gerar lucros cada vez maiores.

Porém, algumas características ajudam a diferenciar esse modelo de negócio dos outros, como a inovação, o cenário de incertezas ou o produto repetível e escalável.

E o que é uma aceleradora de startups?

Agora que você já sabe o que é, de fato, uma startup, chegou o momento de descobrir de uma vez por todas como uma aceleradora de startups é definida.

Pois bem! Uma aceleradora de startups refere-se a uma organização que agiliza o desenvolvimento de outra.

Ou seja, o termo acaba sendo bastante sugestivo, não é verdade? Contudo, é extremamente importante compreender melhor esse conceito para esclarecer uma série de dúvidas recorrentes.

Observando o que ocorre na prática, podemos afirmar que as aceleradoras de startups desempenham o papel de potencializar o desempenho de uma empresa que possua o poder de escalabilidade nos seus primeiros momentos de vida.

É como se fosse uma impulsionadora de uma máquina que necessita romper sua barreira inicial, ou melhor, ela oferece a função de dar tração suficiente para que o negócio consiga ganhar o mercado.

Com isso, uma boa aceleradora de startups consegue possibilitar alguns instrumentos importantes, como mentorias, rede de contatos, aporte financeiro e por aí vai.

Incrível, não é mesmo? Em decorrência disso, as aceleradoras de startups estão sendo cada vez mais cogitadas, principalmente quando levamos em conta o atual cenário de alta competitividade existente no mercado.

Por meio das aceleradoras, as startups conseguem se inserir e crescer no mercado com mais facilidade, conquistando suas fatias pela escalabilidade que possuem.

Qual é a diferença entre aceleradoras e incubadoras?

Muitas pessoas acabam confundido aceleradoras com incubadoras, mas existem algumas diferenças que precisam ser consideradas.

Se por um lado as incubadoras costumam trabalhar com pequenas empresas de nichos específicos, as aceleradoras são mais voltadas a startups escaláveis e sem restrições em seus segmentos de atuação.

Com isso, as aceleradoras normalmente são gerenciadas por empreendedores e investidores bastante experientes, enquanto as incubadoras são geralmente constituídas por executivos experientes e bem relacionados.

Por fim, é preciso levar em consideração que embora a incubadora utilize processos de consultorias, a aceleradora trabalha com treinamentos, mentorias, conexão com hubs de inovação e por aí vai.

Mas, afinal, quais são os principais benefícios gerados pelas aceleradoras de startup?

Como você já deve imaginar, as aceleradores de startups proporcionam uma série de benefícios para os modelos de negócios inovadores.

Se você acredita que a sua ideia vale um investimento, saiba que vale a pena conferir as vantagens geradas por essas organizações.

Antes de qualquer coisa, é necessário saber que o tempo médio de permanência das startups em uma aceleradora é de aproximadamente 8 meses, o que pode variar de acordo com as necessidades de cada empresa.

Durante esse período, a startup contará com um ambiente de compartilhamento de conhecimentos, sendo essa uma das principais vantagens.

Isso significa que as aceleradoras disponibilizam uma série de programas que trazem ações efetivas para o crescimento da empresa.

Há diversos instrutores e monitores que estarão preparados para ajudar sempre que houver necessidade, transmitindo conhecimentos nas áreas de gestão, relacionamento, processos, negociações e por aí vai.

Além disso, também existe a possibilidade de interação com outras startups, uma medida que gera oportunidades de relações importantes.

Ou seja, por meio de uma boa aceleradora, a sua startup contará com uma rede de contatos que vai permitir a extração de oportunidades através dessas relações.

Como funciona o processo de adesão em uma aceleradora?

Para uma startup contar com o apoio de uma aceleradora, algumas etapas precisam ser seguidas. Porém, embora muitas pessoas não saibam, esse processo é bem mais simples do que aparenta.

O primeiro passo consiste na inscrição.

Após o processo de inscrição, a startup normalmente participa de um processo seletivo, onde o projeto será avaliado. Caso seja selecionada, a empresa terá o seu projeto acelerado.

No entanto, é importante ter em mente que os critérios de seleção podem variar de aceleradora para aceleradora.

Muitas delas fazem chamadas públicas ou editais que esclarecem como vai ocorrer esse processo.

Ao ser selecionada, a startup assina um contrato que destina uma parte dos lucros para a aceleradora, além de receberem investimentos que vão ajudar a atender suas necessidades.

Como foi falado anteriormente, o processo de aceleração envolve muitas questões importantes, como os treinamentos, mentorias para diversas áreas de gestão, conexões com grandes corporações ou startups e muito mais.

A partir disso, a startup começa a construir um caminho mais sólido para obter um desempenho melhor no mercado. Isso significa, por exemplo, que os gestores estarão mais preparados para lidar com os constantes desafios que estão presentes em um mercado cada vez mais competitivo.

E estar preparado é algo extremamente importante e necessário nesse cenário de alta competitividade, não é verdade?

E aí, o que você achou de tudo isso? Caso tenha gostado desse conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog, onde você vai encontrar uma série de outras informações importantes.

Além disso, para saber mais sobre o nosso trabalho, basta dar um clique aqui.

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Passo a passo para construir um modelo de negócio para sua startup

Passo a passo para construir um modelo de negócio para sua startup

Um modelo de negócio eficaz é uma das maiores prioridades para as startups que desejam se manter competitivas no mercado. E para elaborar um modelo de negócio coerente e completo, é necessário levar em consideração as particularidades do seu negócio. Logo quando...

Como descrever os serviços da sua empresa para atrair melhores clientes

Como descrever os serviços da sua empresa para atrair melhores clientes

Você conhece bem a sua marca, mas saberia como descrever os serviços da sua empresa? Saber falar sobre cada ponto forte do serviço que o seu negócio oferece é fundamental para torná-lo competitivo e atrativo. Usando desse recurso, os potenciais clientes da sua empresa...