Uma aceleradora de empresas é uma organização com foco em alavancar o potencial de crescimento que um negócio possui. Esse tipo de empresa integrou o universo empreendedor há pouco tempo, mas sua relevância é imensurável.
Geralmente ela é formada por empreendedores e investidores experientes. Conheça mais sobre esse tipo de serviço neste post exclusivo que preparamos sobre o tema. Siga conosco nos próximos parágrafos para não perder nenhum detalhe. Boa leitura!
O que é uma aceleradora de empresas?
A aceleradora de empresas é um negócio cujo objetivo é impulsionar o crescimento de startups. Ela busca por empresas com grande potencial de despontar no mercado, mas que não dispõe de capital o suficiente para investir e mostrar a que veio.
- Investimento financeiro;
- Otimização da gestão;
- Fornecimento de serviços.
Nesse contexto, uma aceleradora de empresas se prontifica a dar suporte a outros empreendedores da seguinte forma:
O principal objetivo da aceleradora de empresas é ajudar uma empresa pequena, no início das suas atividades a alcançar o seu ponto de equilíbrio (break even). É a partir desse ponto que o negócio consegue sobreviver com assertividade a partir dos próprios rendimentos.
Para receber a ajuda de uma aceleradora de empresas, as startups devem comprovar que realmente possuem alto potencial de crescimento para que as estratégias definidas sejam eficazes.
Como se aplica o trabalho de uma aceleradora de empresas?
Uma aceleradora de empresas pode atuar em áreas bem singulares do mercado, atendendo a demandas diversas de forma especializada e eficaz. Ela possui uma estrutura bastante organizada capaz de apoiar empresas de pequeno porte no seu desenvolvimento e na sua rentabilidade.
Metodologias
As empresas que recebem ajuda da aceleradora de empresas são beneficiadas com as seguintes metodologias:
- Otimização do uso de recursos;
- Melhoria na gestão de empresas;
- Redução de custos;
- Aumento da produtividade;
- Estratégias de desempenho e posicionamento de mercado.
Simultaneamente podem ocorrer aplicações financeiras, também conhecidas como survival money (“dinheiro de sobrevivência”). Esse recurso tem o objetivo de fazer com que os empreendedores consigam arcar com os custos do seu negócio com demandas do dia a dia.
Retorno das aceleradoras
Obviamente, ao ajudar um pequeno empreendedor, uma aceleradora de empresas também ganha a sua parte em todo esse processo. Elas cobram uma porcentagem do valor recebido pelas startups.
Quando isso ocorre, a aceleradora se torna sócia da empresa que ela ajudou, passando a se beneficiar de todos os seus ganhos conforme a organização vai crescendo.
Alguns empreendedores podem analisar o cenário distorcidamente, mas não há nada de errado nessa divisão dos ganhos. A autonomia é compartilhada porque a aceleradora de empresas tem interesse no seu desenvolvimento.
Desinvestimento
Após o alcance do ponto de equilíbrio ocorre a fase do desinvestimento. É quando a parte que pertence à aceleradora de empresas é vendida para investidores ou outras empresas que se mostrem interessadas.
Tudo vai depender da situação da startup, o proprietário da empresa beneficiada pode retomar o controle total do seu negócio.
Qual a diferença entre incubadora de empresas e aceleradora de empresas?
É comum que alguns empreendedores confundam as incubadoras com as aceleradoras de empresas. O motivo? Tanto uma quanto outra ajudam pequenos negócios. O que vai diferenciar um formato de outro são as fases de desenvolvimento.
Uma aceleradora de empresas trabalha com startups num processo de crescimento. O objetivo é alavancar o crescimento do negócio identificando e eliminando possíveis problemas de gestão.
Enquanto isso, a incubadora de empresas age focando na estruturação de projetos em estágio inicial. Dessa forma, ela ajuda preparando o empreendedor para todos os desafios que ele encontrará no mercado.
Ainda que atuem com propósitos diferentes, as incubadoras e aceleradoras têm papel relevante para os pequenos negócios. Elas conseguem agregar valor não apenas com investimento, mas também compartilhando conhecimento e oportunidades de crescimento para a empresa beneficiada.
O que a minha empresa pode esperar de um programa oferecido por uma aceleradora de empresas?
Financiamento
Os investidores terão mais interesse em investir numa empresa que recebe o apoio de outra organização para ajudar a acelerar o seu crescimento. Um negócio que atravessou todas as etapas sob orientação de uma aceleradora de empresas demonstra segurança e autoridade.
Vivência no ecossistema
Empresas de perfis diferentes fazem parte do ecossistema. As aceleradoras de empresas garantem a criação de um cenário ideal para que as empresas convivam entre si e assim possam fortalecer uma rede de contatos na qual todos sejam beneficiados.
Suporte para a empresa alavancar
As aceleradoras de empresas ajudam os pequenos negócios a crescer em todos os âmbitos, incluindo na atração de novos clientes e investidores. Elas também colaboram para a realização de um pitch para investidores locais ou ao nível global, frequentemente executada por empreendedores que estão em busca de capital.
Capacitação e preparação da equipe
Investir em treinamento para a equipe e aprimorar as habilidades de gestão empresarial são apenas alguns dos fatores mais importantes para a formação de um negócio no mercado. Treinar o seu time vai assegurar que num futuro próximo o crescimento e o sucesso aconteçam de forma saudável para quem contratar os serviços da startup.
Vale a pena trabalhar em conjunto com uma aceleradora de empresas?
Há diversos empreendimentos no mercado que conseguem crescer sem um investimento inicial. Porém é sabido que aplicação é de suma importância para que alguns empreendedores consigam desenvolver a sua marca.
Num mercado extremamente competitivo cada empresa deve trabalhar duro para apresentar uma solução de qualidade capaz de superar tudo aquilo que já foi apresentado antes.
Por causa disso, o mercado está repleto de investidores que anseiam por trabalhar com projetos incríveis e desenvolvê-los a partir de sua experiência no universo business.
Veja os principais benefícios em apostar no trabalho de uma aceleradora de empresas:
- Aprendizado sobre o que é gestão;
- Networking;
- Estratégias de mercado;
- Apoio financeiro;
- Melhora na produtividade.
É importante destacar que apenas o investimento não sustenta a responsabilidade do sucesso do negócio. Tudo se constrói a partir da soma de esforços que resultarão no alcance dos objetivos que a empresa almeja.
Conclusão
Uma aceleradora de empresas pode ajudar a sua empresa a se desenvolver e sair do estágio inicial rumo a voos mais altos. Além do suporte financeiro, há aprendizados incríveis na jornada e todos os envolvidos saem ganhando.
Que tal conhecer a proposta da Coti para acelerar o seu negócio? Entre no nosso site e clique agora mesmo na aba “fale conosco”. Nosso time de especialistas está pronto para atender e tirar suas dúvidas. Até o próximo post!