Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

15 de junho de 2022

Pessoas debatendo sobre o significado de uma aceleradora de startups

Uma aceleradora de empresas é uma organização com foco em alavancar o potencial de crescimento que um negócio possui. Esse tipo de empresa integrou o universo empreendedor há pouco tempo, mas sua relevância é imensurável.

Geralmente ela é formada por empreendedores e investidores experientes. Conheça mais sobre esse tipo de serviço neste post exclusivo que preparamos sobre o tema. Siga conosco nos próximos parágrafos para não perder nenhum detalhe. Boa leitura!

O que é uma aceleradora de empresas?

A aceleradora de empresas é um negócio cujo objetivo é impulsionar o crescimento de startups. Ela busca por empresas com grande potencial de despontar no mercado, mas que não dispõe de capital o suficiente para investir e mostrar a que veio.

  • Investimento financeiro;
  • Otimização da gestão;
  • Fornecimento de serviços.

Nesse contexto, uma aceleradora de empresas se prontifica a dar suporte a outros empreendedores da seguinte forma:

O principal objetivo da aceleradora de empresas é ajudar uma empresa pequena, no início das suas atividades a alcançar o seu ponto de equilíbrio (break even). É a partir desse ponto que o negócio consegue sobreviver com assertividade a partir dos próprios rendimentos.

Para receber a ajuda de uma aceleradora de empresas, as startups devem comprovar que realmente possuem alto potencial de crescimento para que as estratégias definidas sejam eficazes.

Como se aplica o trabalho de uma aceleradora de empresas?

Uma aceleradora de empresas pode atuar em áreas bem singulares do mercado, atendendo a demandas diversas de forma especializada e eficaz. Ela possui uma estrutura bastante organizada capaz de apoiar empresas de pequeno porte no seu desenvolvimento e na sua rentabilidade.

Metodologias

As empresas que recebem ajuda da aceleradora de empresas são beneficiadas com as seguintes metodologias:

  • Otimização do uso de recursos;
  • Melhoria na gestão de empresas;
  • Redução de custos;
  • Aumento da produtividade;
  • Estratégias de desempenho e posicionamento de mercado.

Simultaneamente podem ocorrer aplicações financeiras, também conhecidas como survival money (“dinheiro de sobrevivência”). Esse recurso tem o objetivo de fazer com que os empreendedores consigam arcar com os custos do seu negócio com demandas do dia a dia.

Retorno das aceleradoras

Obviamente, ao ajudar um pequeno empreendedor, uma aceleradora de empresas também ganha a sua parte em todo esse processo. Elas cobram uma porcentagem do valor recebido pelas startups.

Quando isso ocorre, a aceleradora se torna sócia da empresa que ela ajudou, passando a se beneficiar de todos os seus ganhos conforme a organização vai crescendo.

Alguns empreendedores podem analisar o cenário distorcidamente, mas não há nada de errado nessa divisão dos ganhos. A autonomia é compartilhada porque a aceleradora de empresas tem interesse no seu desenvolvimento.

Desinvestimento

Após o alcance do ponto de equilíbrio ocorre a fase do desinvestimento. É quando a parte que pertence à aceleradora de empresas é vendida para investidores ou outras empresas que se mostrem interessadas.

Tudo vai depender da situação da startup, o proprietário da empresa beneficiada pode retomar o controle total do seu negócio.

Qual a diferença entre incubadora de empresas e aceleradora de empresas?

É comum que alguns empreendedores confundam as incubadoras com as aceleradoras de empresas. O motivo? Tanto uma quanto outra ajudam pequenos negócios. O que vai diferenciar um formato de outro são as fases de desenvolvimento.

Uma aceleradora de empresas trabalha com startups num processo de crescimento. O objetivo é alavancar o crescimento do negócio identificando e eliminando possíveis problemas de gestão.

Enquanto isso, a incubadora de empresas age focando na estruturação de projetos em estágio inicial. Dessa forma, ela ajuda preparando o empreendedor para todos os desafios que ele encontrará no mercado.

Ainda que atuem com propósitos diferentes, as incubadoras e aceleradoras têm papel relevante para os pequenos negócios. Elas conseguem agregar valor não apenas com investimento, mas também compartilhando conhecimento e oportunidades de crescimento para a empresa beneficiada.

O que a minha empresa pode esperar de um programa oferecido por uma aceleradora de empresas?

Financiamento

Os investidores terão mais interesse em investir numa empresa que recebe o apoio de outra organização para ajudar a acelerar o seu crescimento. Um negócio que atravessou todas as etapas sob orientação de uma aceleradora de empresas demonstra segurança e autoridade.

Vivência no ecossistema

Empresas de perfis diferentes fazem parte do ecossistema. As aceleradoras de empresas garantem a criação de um cenário ideal para que as empresas convivam entre si e assim possam fortalecer uma rede de contatos na qual todos sejam beneficiados.

Suporte para a empresa alavancar

As aceleradoras de empresas ajudam os pequenos negócios a crescer em todos os âmbitos, incluindo na atração de novos clientes e investidores. Elas também colaboram para a realização de um pitch para investidores locais ou ao nível global, frequentemente executada por empreendedores que estão em busca de capital.

Capacitação e preparação da equipe

Investir em treinamento para a equipe e aprimorar as habilidades de gestão empresarial são apenas alguns dos fatores mais importantes para a formação de um negócio no mercado. Treinar o seu time vai assegurar que num futuro próximo o crescimento e o sucesso aconteçam de forma saudável para quem contratar os serviços da startup.

Vale a pena trabalhar em conjunto com uma aceleradora de empresas?

Há diversos empreendimentos no mercado que conseguem crescer sem um investimento inicial. Porém é sabido que aplicação é de suma importância para que alguns empreendedores consigam desenvolver a sua marca.

Num mercado extremamente competitivo cada empresa deve trabalhar duro para apresentar uma solução de qualidade capaz de superar tudo aquilo que já foi apresentado antes.

Por causa disso, o mercado está repleto de investidores que anseiam por trabalhar com projetos incríveis e desenvolvê-los a partir de sua experiência no universo business.

Veja os principais benefícios em apostar no trabalho de uma aceleradora de empresas:

  • Aprendizado sobre o que é gestão;
  • Networking;
  • Estratégias de mercado;
  • Apoio financeiro;
  • Melhora na produtividade.

É importante destacar que apenas o investimento não sustenta a responsabilidade do sucesso do negócio. Tudo se constrói a partir da soma de esforços que resultarão no alcance dos objetivos que a empresa almeja.

Conclusão

Uma aceleradora de empresas pode ajudar a sua empresa a se desenvolver e sair do estágio inicial rumo a voos mais altos. Além do suporte financeiro, há aprendizados incríveis na jornada e todos os envolvidos saem ganhando.

Que tal conhecer a proposta da Coti para acelerar o seu negócio? Entre no nosso site e clique agora mesmo na aba “fale conosco”. Nosso time de especialistas está pronto para atender e tirar suas dúvidas. Até o próximo post!

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Tipos de startups e como a sua empresa pode trazer novidade ao mercado

Se você está pensando em trilhar pelo mundo das startups há muitas informações essenciais que não devem passar despercebidas. Não basta apenas ter uma ideia julgada inovadora, é preciso saber se de fato ela atenderá as necessidades do mercado. Além disso, existem...

4 dicas de como gerenciar cada fase da sua startup

4 dicas de como gerenciar cada fase da sua startup

Empreender não é uma tarefa fácil, mas com as ferramentas adequadas e o conhecimento sobre como fazer a gestão do seu negócio é possível alcançar os melhores resultados. Se você deseja saber como gerenciar cada fase da sua startup, este post foi feito especialmente...