Aceleração corporativa: 3 dicas de como alcançar voos mais altos

Escrito por: Cotidiano Aceleradora

10 de janeiro de 2022

Pessoas trabalhando na aceleração corporativa

No mercado atual, a busca por métodos realmente inovadores vem se tornando uma prioridade para os gestores dos mais diferentes modelos de negócios. Desta maneira, muitas empresas estão comprometidas a investir em novos projetos, o que também ocorre por meio da aceleração corporativa.

Porém, por mais que a aceleração corporativa seja benéfica para todas as partes, muitas pessoas acabam tendo uma série de dúvidas em relação a esse assunto.

Enquanto algumas companhias são, de fato, comprometidas com a inovação buscam trabalhar apenas com o modelo fechado, em que apenas seus colaboradores estão envolvidos com esse processo. Outras preferem dar um passo maior, e promovem a inovação aberta.

O que nem todo mundo sabe é que a inovação aberta é capaz de multiplicar as possibilidades de inovação. Já que estamos falando de uma solução que atrai startups, programas universitários e outras empresas que estão dedicadas à inovação por meio da aceleração corporativa.

Ou seja, se eu fosse você, não deixaria esse assunto para depois. Continue lendo esse texto até o final para descobrir de uma vez por todas o que representa a aceleração corporativa para o mercado atual. Além de conhecer dicas valiosas para alcançar voos mais altos.

Tenha uma boa leitura!

Em primeiro lugar, o que é inovação aberta?

A inovação aberta já vem sendo aplicada há algumas décadas, mas seu conceito foi definido apenas em 2003 pelo autor Henry Chesbrough. Na época, ele colocava em discussão como as empresas poderiam ser mais inovadoras ao agregar soluções externas em seus projetos.

Chesbrough afirma no livroOpen Innovation: The New Imperative for Creating and Profiting from Technology​ que nenhuma companhia pode inovar de maneira eficiente caso esteja sozinha. Portanto, a inovação aberta pode ser definida como uma aproximação aos ambientes de inovação, como startups e universidades.

Isso significa que uma empresa que trabalha com a inovação aberta consegue dobrar o seu potencial de inovação. A organização passa a ter acesso a um leque muito maior de oportunidades, algo que não conseguiria caso ela se resumisse apenas ao seu ambiente interno.

Desta maneira, o empreendedor precisa compreender que existem excelentes ideias fora da sua organização esperando por uma oportunidade.

É exatamente por isso que os líderes precisam buscar as melhores maneiras para incorporar essas ideias aos projetos da empresa. Quer saber como? Por meio da aceleração corporativa!

Mas, afinal, o que é aceleração corporativa?

Agora que você já sabe o que é inovação aberta, chegou o momento de descobrir o significado de aceleração corporativa. Pois bem, trata-se de um mecanismo em que grandes empresas investem no desenvolvimento de negócios menores, o que pode ocorrer de várias formas.

Quando uma empresa opta por acelerar uma outra organização menor, ela deve fornecer os recursos considerados estratégicos (mentoria, capital, colaboradores etc) para fortalecer o desempenho dessa organização no mercado.

Mas o que a empresa acelerada precisa dar em troca? Essa é uma das dúvidas mais comuns quando se fala em aceleração corporativa.

Ao receber recursos de uma empresa maior, a organização precisa fornecer alguma maneira de controle em relação aos projetos de inovação que estão sendo desenvolvidos nesse contexto.

Essas condições podem variar de acordo para acordo. Normalmente, envolve a participação nos lucros obtidos com a venda do produto inovador ou até mesmo uma utilização exclusiva antes de colocar o produto no mercado.

Existe diferença entre aceleradora e incubadora?

Outra dúvida comum consiste em saber se existe alguma diferença entre aceleradora e incubadora. No entanto, embora tenha algumas semelhanças entre esses dois modelos, é necessário compreender que não se trata da mesma coisa.

Enquanto as incubadoras atuam nas primeiras fases de uma startup, o que normalmente ocorre da ideia à inovação, a aceleradora corporativa busca se aproximar de soluções já testadas, e que tenham chances mais concretas de sucesso.

Portanto, as intervenções desses dois modelos ocorrem em etapas diferentes dos projetos inovadores.

Compreendendo isso, você dificilmente vai confundir aceleração e incubação, não é verdade? Em outras palavras, uma incubadora possui o papel de tirar as ideias do papel.

Superando isso, a aceleração corporativa entra com soluções capazes de preencher diversas lacunas que naturalmente existem nesse processo.

Como alcançar voos mais altos por meio da aceleração corporativa?

Não é de hoje que a aceleração corporativa vem contribuindo para os mais diferentes tipos de negócios conseguirem alcançar voos mais altos. Como foi falado anteriormente, ao agregar projetos inovadores aos seus processos, as empresas garantem uma série de benefícios.

Além disso, o projeto inovador que está sendo acelerado também tem muito a ganhar nesse contexto.

Desta maneira, é possível afirmar que a aceleração corporativa permite que uma empresa ou projeto alcance voos mais altos a partir de inúmeras maneiras. Sabendo disso, confira agora algumas possibilidades que fazem esse assunto ter uma importância gigantesca no mercado atual:

1 – Maiores chances de potencializar a inovação

Ao perceber que a competitividade está cada vez mais em alta no mercado, fica até difícil não buscar melhores oportunidades para potencializar a inovação. Afinal de contas, uma empresa inovadora consegue ter um desempenho bem mais sólido frente aos seus concorrentes.

E é esse um dos maiores benefícios da aceleração corporativa. Quando uma empresa deseja alcançar voos mais altos nos dias atuais, a inovação não pode ser deixada de lado.

Ainda que a sua organização tenha um setor bem estruturado de P&D, os projetos que ela consegue abraçar podem se tornar bastante limitados. Porém, ao agregar outros negócios em seus processos internos, esse limite consegue ser facilmente superado.

2 – Não perca a oportunidade de agregar networking

Muito se fala em networking hoje em dia, e isso não pode ser por acaso. O networking possui uma relevância gigantesca para a agregação de valor entre as empresas e profissionais. Isso significa que o networking sempre deve ser buscado por todas as partes.

O que nem todo mundo sabe é que uma das melhores formas de agregar networking se dá justamente pela aceleração corporativa, sendo esse um dos seus benefícios mais vantajosos e importantes.

Na prática, os espaços de inovação estão constantemente em contato com outros projetos ou organizações que possuam características semelhantes. Muitas pessoas não sabem, mas esse diálogo ocorre de forma extremamente natural.

Com isso, a sua empresa termina entrando em um ecossistema valioso de inovação, onde será possível encontrar fornecedores, parceiros e clientes da melhor forma possível.

A partir disso, ficará muito mais simples dar continuidade aos projetos que estão sendo colocados em prática.

3 – Garantir uma cultura de inovação também é um passo fundamental

Como você já deve saber, a cultura de inovação é um dos passos mais recomendados para a obtenção de resultados mais concretos.

Quando uma determinada empresa consegue implementar uma cultura de inovação em suas instalações, certamente as chances de alavancar os potenciais inovadores são maiores. Uma das melhores maneiras de fazer isso é recorrendo a aceleração corporativa.

Se o seu negócio consegue se aproximar de ambientes tecnológicos, além de métodos inovadores, a replicação inovadora na empresa é favorecida. Isso significa que tanto as iniciativas abertas quanto o intraempreendedorismo são beneficiados em decorrência desse cenário.

E então, está preparado para alavancar o potencial da sua empresa por meio da aceleração corporativa? Caso tenha gostado desse conteúdo e queira aprender mais, basta dar um clique aqui para acessar o nosso blog.

Além disso, para saber mais sobre os nossos projetos de aceleração, basta clicar aqui. Até mais!

Inscreva-se no CAMP10

Artigos Relacionados

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Aceleradora de empresas: mais que uma escolha, uma necessidade

Uma aceleradora de empresas é uma organização com foco em alavancar o potencial de crescimento que um negócio possui. Esse tipo de empresa integrou o universo empreendedor há pouco tempo, mas sua relevância é imensurável. Geralmente ela é formada por empreendedores e...

3 benefícios dos programas de aceleração de startups

3 benefícios dos programas de aceleração de startups

Durante o processo de desenvolvimento de startups é comum que surjam desafios pela frente, a começar pela fase de validação da ideia, passando pela definição do modelo de negócios até o momento de apresentar a solução para clientes, parceiros e investidores. Conhecer...